Rafael Silva e David Moura travam última disputa por vaga do judô no Rio

Sete judocas brasileiros lutarão neste domingo no World Master de Guadalajara, no México: Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg), David Moura (mais de 100kg), Rafael Silva (mais de 100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (mais de 78kg). A competição é a última classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio.

As atenções estarão voltadas, principalmente, para as lutas dos pesos pesados Rafael Silva e David Moura. Isso porque Rafael Silva, o Baby, tem apenas 102 pontos a mais do que Moura e o Masters de Guadalajara dá até 700 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.

Para acirrar ainda mais a disputa, o sorteio colocou os dois brasileiros na mesma chave da competição. “Serão, sem dúvida, lutas muito duras. No pesado, o Rafael Silva e o David Moura caíram na mesma chave e terão de se resolver ali”, avisou o técnico Luiz Shinohara. O Master de Guadalajara reúne 235 atletas de 51 países. Participam os 16 melhores do mundo em cada categoria.

A lista de 14 atletas que vai representar o judô brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 será anunciada na quarta-feira. Cabe à CBJ (Confederação Brasileira de Judô) definir a equipe. O ranking mundial é o principal critério, mas se dois atletas estiveram com pontuações muito próximas, outros fatores poderão definir o escolhido pela confederação.

Sábado, no segundo dia de World Masters no México, a peso-médio Maria Portela terminou em sétimo lugar. A brasileira chegou à repescagem, mas perdeu para Naranjargal Tsend Ayush, da Mongólia, na diferença de punições (2 a 1). Mariana Silva (63kg), Alex Pombo (73kg) e Victor Penalber (81kg) também lutaram no sábado, mas não conseguiram avançar para as disputas por medalha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo