São Paulo – O espanhol Rafael Nadal chegou ontem à 70.ª vitória consecutiva em jogos no saibro, ao derrotar o italiano Potito Starace por 6/2 e 7/5, e se classificou para as semifinais do Torneio de Barcelona, no qual busca o tricampeonato ficando muito perto de desbancar o suíço Roger Federer do primeiro lugar da corrida dos campeões, a lista que considera apenas os resultados do ano.

continua após a publicidade

Para isso, Nadal só precisa vencer o jogo de hoje contra seu compatriota David Ferrer, que eliminou o argentino David Nalbandian em dois sets, 7/6 (7/5) e 6/2. A corrida dos campeões foi criada em 2000 como estratégia de marketing da ATP – teria um sistema de pontuação mais simples e fácil de acompanhar pelo público. Embora jamais tenha alcançado o sucesso esperado, ela serve para mostrar quem está em melhor fase. Enquanto Federer venceu o aberto da Austrália, Nadal já triunfou em dois masters series, Indian Wells e Montecarlo – neste, bateu Federer na decisão.

Nadal, no entanto, não gostou de sua atuação ontem. ?Sinceramente não me senti bem em quadra. Tinha muito vento e isso mudava a trajetória da bola?, disse o jogador, que busca seu 12.º título seguido no saibro.

A outra semifinal terá um duelo de argentinos. Guillermo Cañas nem precisou entrar em quadra para se classificar, depois que seu adversário, o russo Nikolay Davydenko, desistiu por causa de uma lesão no pulso. E Agustín Calleri derrotou o espanhol Oscar Hernandes por 2 a 0 (6/0 e 6/3).

continua após a publicidade