A seleção brasileira de judô encerrou neste domingo a sua participação no Grand Prix de Antalya, na Turquia, com quatro judocas em ação. Mas o desempenho não foi tão bom quanto os de sexta-feira e sábado, quando o País conquistou duas medalhas de bronze com Sarah Menezes (48kg) e com Alexia Castilhos (63kg). Os melhores resultados vieram com Rafael Macedo (90kg) e Jonas Inocêncio (+100kg), que terminaram em quinto lugar ao perderem as suas disputas pelo terceiro lugar no pódio.

continua após a publicidade

Jonas Inocêncio foi quem chegou mais longe nas preliminares avançando até às semifinais de sua categoria, onde caiu para o iraniano Javad Mahjoub. Antes disso, o brasileiro derrotou o turco Burak Serbest, na primeira luta, para avançar às oitavas, onde derrotou o casaque Galymzhan Krikbay. Nas quartas de final, bateu o Iurii Krakovetskii, do Quirguistão.

continua após a publicidade

Na luta pela medalha, porém, o brasileiro não passou pelo sul-coreano Sungmin Kim, que conseguiu o ippon para vencer a luta ficar com um dos bronzes do peso pesado masculino.

continua após a publicidade

Rafael Macedo, por outro lado, precisou passar pela repescagem para chegar à disputa pelo bronze. Ele estreou com vitória por ippon sobre Tejen Tejenov, do Turcomenistão, mas encarou uma pedreira nas quartas – o atual campeão mundial Nemanja Majdov, da Sérvia – e perdeu por um waza-ari. Na repescagem, conseguiu um waza-ari e o ippon para superar o mongol Altanbagana Gantulga e se classificar para a disputa de bronze, onde perdeu para o Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, por ippon, e ficou com o quinto lugar uma semana depois de ser campeão do Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia.

Gustavo Assis e Leonardo Gonçalves também lutaram neste domingo, mas pararam nas primeiras rodadas sem avançar ao bloco final de disputas. A próxima competição da seleção brasileira de judô será o Campeonato Pan-Americano de San José, na Costa Rica, entre os próximos dias 21 a 23.