Fora da Liga das Américas por conta da suspensão imposta à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o Bauru Basket perdeu também um dos seus principais jogadores. Pivô da seleção brasileira, Rafael Hettsheimeir deixou o clube do interior de São Paulo para voltar ao basquete espanhol.
A informação foi confirmada pelo próprio Gocil/Bauru Basket, que revelou que o pivô aceitou uma proposta do Funlabrada, fazendo valer uma cláusula em seu contrato que o liberava em caso de uma boa oferta do exterior.
Pelo clube, durante duas temporadas e meia, Hettsheimeir foi duas vezes vice-campeão do NBB. Para esta temporada, porém, o Bauru perdeu seu principal patrocinador, a Pascholatto, e avisou aos atletas que não teria como manter o patamar dos salários que pagava. Hettsheimer recusou propostas do exterior e decidiu ficar, mas seu agente exigiu essa cláusula na renovação de contrato. O Bauru não teve como dizer não.
“Rafael Hettsheimeir foi muito mais do que apenas uma atleta para o ‘Dragão’ (apelido do Bauru) e é por isso que fazemos questão de agradecer por todo empenho e dedicação para com o clube e desejamos todo sucesso na carreira. As portas sempre estarão abertas, Rafa”, garante o Bauru.
Num momento em que tem seus jogadores em baixa na NBA, o basquete brasileiro volta a ganhar força na Espanha, que tem a segunda principal liga do planeta. Na semana passada, o Barcelona acertou com Vitor Faverani, que estava no UCAM Murcia.
Além deles, o armador Rafael Luz está no Saski-Baskonia e Vitor Benite segue em Múrcia. No elenco do Barcelona também aparece o garoto Wesley Sena, de apenas 21 anos, que ainda tem jogado pouco. Augusto Lima foi emprestado pelo Real Madrid ao Zalgiris, da Lituânia.