Flagrado em exame antidoping, o goleiro Rafael atribuiu o resultado do teste a um colírio utilizado para tratar uma conjuntivite. O reserva do Cruzeiro deu positivo para a substância prednisona no segundo jogo contra o América de Teófilo Otoni, no dia 1º de maio, pela semifinal do Campeonato Mineiro.

continua após a publicidade

“Estou bem tranquilo, pois sei que fizemos tudo certo. Foi por conta mesmo de uma conjuntivite, não tomei nenhum medicamento por contra própria. Fui a um oftalmologista. Ele me passou os remédios, um colírio, eu procurei o departamento médico, mostrei antes de tomar os remédios. A cabeça está bem tranquila, sei que fizemos o que foi correto”, declarou o atleta, neste sábado.

O médico do Cruzeiro corroborou a explicação de Rafael. “Ele estava fazendo o uso desse medicamento, por uma avaliação oftalmológica, diagnosticada uma conjuntivite bacteriana, junto com uma inflamação na pálpebra. Dessa forma, foi prescrito esse medicamente como o prórpio controle de doping permite esse uso”, declarou Sérgio Freire Júnior.

Segundo o médico, a prednisona, que é permitida, foi detectada em concentração alta na amostra do goleiro. “O que fez com que o resultado desse positivo, realmente, foi a alta concentração no exame do Rafael. Ou o organismo dele absorveu demais essa substância ou não teve condições de eliminar. É um corticoide, cujo uso é permitido, desde que seja em uso tópico (pomada, colírio)”.

continua após a publicidade

Ainda de acordo com Freire Júnior, o Cruzeiro ainda não foi notificado oficialmente sobre o teste positivo. A Federação Mineira deverá fazer o anúncio somente na segunda-feira. Por essa razão, o jogador está liberado para enfrentar o Bahia, no domingo. O técnico Joel Santana já confirmou que o goleiro reserva está relacionado para a partida.

“O julgamento deve acontecer nos próximos 30 dias. Então, nesse prazo, da comunicação até o julgamento, a gente tem que esperar a decisão da Federação Mineira, para ver se o atleta será afastado durante esse período, se não vai. Essa informação a gente ainda não tem”, disse o médico do Cruzeiro.

continua após a publicidade