Emoção no dial

Rádio esportivo paranaense ganha livro sobre sua história

O rádio esportivo completou oitenta anos de atuação no estado paranaense, no dia 2 de setembro. Da primeira transmissão, ocorrida em 1934, pelos locutores Jofre Cabral e Silva e Jacinto Cunha, no clássico Atletiba, para os dias atuais, muita coisa mudou.

E é isso que o radialista Josias Lacour, que iniciou sua carreira como repórter esportivo aos quinze anos de idade e fez parte ativa da área entre 1973 a 2004 (inclusive com uma passagem pela Tribuna), retrata em seu livro que é lançado hoje, às 20h, nos salões do Palacete dos Leões, no Alto da Glória.

A obra “80 anos de gooooollllll, a história do rádio esportivo no Paraná”, narra a vinda e a função do rádio ao Brasil, e centraliza nas ações das emissoras e seus profissionais no Estado. Para o autor, a migração das transmissões do AM (Amplitude Modulada) para o FM (Frequência Modulada) permitiu algumas inovações.

Além disso, Lacour ressalta a qualidade profissional dos narradores, comentaristas, plantonistas e repórteres esportivos criados no Paraná. “Reconhecimento esse comprovado pelas constantes idas de nossos profissionais para outros centros. Willy Gonser, para citarmos apenas um exemplo, saiu do Paraná para conquistar a liderança de audiência no rádio esportivo de Minas Gerais e, lá, ser considerado um verdadeiro ícone da comunicação esportiva. Nosso rádio esportivo também tem sido fonte permanente de revelação de talentos para a televisão e a mídia impressa de nosso país”, elogia.

O custo no lançamento é de R$ 50,00; nas livrarias, a partir de amanhã, será de R$ 65,00. A entrada no evento de hoje à noite no Palacete dos Leões é aberta ao público, que poderá não só pegar um autógrafo na obra como confraternizar com alguns dos personagens retratados.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna