Diante do que ocorreu no último fim de semana em Barcelona, onde Lewis Hamilton foi alvo de manifestações de racismo por parte dos torcedores espanhóis, a FIA, por meio de um porta-voz, afirmou que poderá aplicar sanções aos responsáveis. O GP da Espanha, que será realizado em abril, e o GP da Europa, nas ruas de Valência, em agosto, estão ameaçados por causa do que ocorreu durante os treinamentos de pré-temporada.
?A FIA ficou surpresa e desapontada com as ofensas dirigidas a Lewis Hamilton?, disse o porta-voz. ?Ofensas desse tipo significam uma afronta clara aos princípios incorporados aos estatutos da FIA. E quaisquer novas ofensas resultarão em graves punições?, completou.
A entidade ainda decidiu cobrar dos responsáveis pelos autódromos medidas para evitar novos episódios de preconceito racial como os que aconteceram durante os testes coletivos na pista catalã e também em Valência, há duas semanas. A FIA ainda exigiu da Federação Espanhola de Automobilismo um relatório completo dos acontecimentos em Barcelona.
O diário Marca informou no domingo que os insultos dirigidos ao piloto continham elementos de discriminação racial. O jornal ainda publicou que um grupo de torcedores chegou a gritar ?negro p…? e ?negro de m…? durante as sessões de testes.
Funcionários do autódromo impediram a entrada de alguns espectadores e retiraram faixas com mensagens ofensivas das arquibancadas. A segurança também foi reforçada na área de boxes, visando a proteger a equipe inglesa e Hamilton.
Ao comentar o fato, a McLaren preferiu evitar polêmica. ?A equipe sempre testou e competiu em circuitos espanhóis e sempre fomos tratados com afeto pelo público, assim como Lewis?, afirmou um membro da escuderia britânica.
O piloto e a equipe inglesa ganharam a antipatia do público espanhol por causa dos desentendimentos entre o time e Fernando Alonso no ano passado que acabou levando o asturiano a deixar a escuderia após o fim da temporada. (Ag. Warm Up)
Piloto ?triste? com episódios
Ag. Warm Up
Os insultos racistas propagados por torcedores espanhóis durante os testes coletivos em Barcelona deixaram Lewis Hamilton decepcionado. ?Me sinto muito triste. Amo este país, especialmente a cidade de Barcelona e este circuito, que é um dos meus três favoritos?, disse o piloto. ?O povo espanhol sempre foi muito caloroso comigo, e, apesar de eu imaginar que algo assim poderia acontecer, não foi agradável?.
O primeiro piloto negro da F 1 procurou se explicar perante o público. ?Gostaria que os espanhóis entendessem minha posição. A única coisa que eu fiz foi lutar o máximo pelo campeonato. Nunca tentei, deliberadamente, prejudicar Fernando, mas a briga foi dura e a minha imagem na Espanha ficou arranhada?, revelou.
Por fim, Lewis tentou encontrar um ponto positivo na lamentável situação. ?Talvez, este seja o tipo de coisa que faça você reconhecer o valor que o calor do público tem. Apesar de estarmos na pista por eles, não sabemos da sua importância até que algo assim aconteça?, concluiu.