São Paulo – Claudinei Quirino, vice-campeão mundial (nos 200m, em Sevilha/99) e olímpico (4x100m, em Sydney/2000) no atletismo, foi convocado para as Olimpíadas de Inverno de Turim. Os jogos serão de 10 a 26 de fevereiro e Claudinei será reserva da equipe de bobsled (trenó no gelo). Claudinei disputou os Jogos de Verão em Atlanta (1996) e Sydney (2000).
Ontem, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo confirmou a escalação do atleta, no lugar de Samuel Bento, vetado no exame médico. O time de bobsled terá o piloto Ricardo Raschine, mais Edson Bindilatti, Armando dos Santos e Márcio Silva. ?Considero os atletas de inverno brasileiros pioneiros e estou muito orgulhoso de representar o Brasil em Turim?, afirmou Claudinei.
Matheus Inocêncio e Jaqueline Mourão são outros brasileiros a disputar duas edições olímpicas. Jaqueline, que competiu no mountain bike em Atenas, está classificada para o esqui cross country em Turim.
Matheus Inocêncio, que nessa temporada vai se dedicar apenas ao atletismo, disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City, em 2002, também no bobsled, e de Verão, em Atenas, correndo os 110m com barreiras. ?O bobsled é uma modalidade que exige força, agilidade e velocidade, características do atletismo?, explicou Claudinei. Matheus também competiu nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, no atletismo.
Esta será a edição de Jogos Olímpicos de Inverno em que o Brasil conseguiu classificar o maior número de modalidades: dois atletas no esqui alpino (Mirella Arnhold e Nikolai Hentsch) dois no esqui cross country (Jaqueline Mourão e Hélio Freitas), um no snowboard (Isabel Clark) e cinco no bobsled, sendo um reserva.
O Brasil classificou também Renato Mizoguchi no luge, mas o atleta sofreu um acidente no ano passado e não tem condições de disputar os Jogos Olímpicos.