Querem tirar o título da Segundona do Coritiba

O sofrimento da torcida coxa-branca e toda a superação do time na épica ?Batalha do Arruda? podem Ter sido em vão? Na história do futebol brasileiro, nunca um troféu mudou de dono depois da volta olímpica e da faixa de campeão no peito. Mas o empresário Oliveira Júnior quer tirar do Coritiba o título de campeão brasileiro da Série B.

No centro da polêmica está o meia Juliano, que chegou ao Alto da Glória em dezembro de 2006 e foi dispensado em maio deste ano. Como o Coxa não pagou salários e outras remunerações acertadas no contrato, o jogador entrou na Justiça do Trabalho de Curitiba e conseguiu a liberação de seus direitos federativos.

Livre, Juliano se transferiu para o Avaí (SC). Mas Oliveira Júnior, agente do atleta, está cobrando do Coritiba uma dívida de R$ 1 milhão. Ele promete entrar com representação na CBF e na Fifa, para que o título da Série B, conquistado pelo Coxa, não seja homologado.

?No contrato com o Coritiba, estava claro que, caso o clube perdesse os direitos federativos do jogador, teria que arcar com a multa rescisória, que é de R$ 1 milhão. Toda a transação foi feita na mais perfeita ordem legal e, como eles perderam os direitos, vou fazer a reclamação às entidades competentes?, afirmou Oliveira Júnior em entrevista à agência Futebol Interior.

Segundo o empresário, a denúncia contra o Coxa será feita na CBF e na Fifa. ?Meu corpo jurídico está fazendo a reclamação na CBF e, como na próxima semana estaremos na Fifa, também será feita reclamação lá?, garante.

Se for considerado culpado pela Fifa, o Coritiba correria o risco de perder pelo menos três pontos. No ano passado, essa foi a pena aplicada contra o Guarani, punido por uma dívida com o lateral Gilson. A pena resultou no rebaixamento do Bugre, que foi parar na Série C. ?A situação é parecida?, diz Oliveira Júnior.

Na mão

O Coxa nem pensa na possibilidade de perder o título. A notícia foi recebida como uma piada de mau gosto no Alto da Glória. ?O Coritiba não recebeu nenhuma intimação ou notificação e contesta por completo qualquer pleito nesse sentido, já que o jogador deixou o clube pelo término de seu contrato?, diz o advogado Fernando Barrionuevo.

O troféu de campeão da Série B foi entregue na última segunda-feira, na festa que premiou os melhores do Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. Representaram o Coxa o presidente Giovani Gionédis, o técnico René Simões e o capitão da equipe, o lateral Ânderson Lima.

Arena e Vila também serão vistoriadas

Depois do Couto Pereira, é a vez da Arena da Baixada e da Vila Capanema passarem por um pente-fino das autoridades. Ontem, o Ministério Público (MP) requisitou vistorias técnicas nos estádios do Atlético e do Paraná, semelhantes à que aconteceu na última segunda-feira, na casa do Coritiba.

Ao solicitar a vistoria no Couto, a Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor informou que o procedimento foi tomado devido a uma matéria publicada no Paraná-Online. No último dia 26 de novembro, o jornal mostrou que estudos do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) apontam no estádio do Coxa problemas semelhantes aos encontrados na Fonte Nova, em Salvador (BA). Recentemente, seis pessoas morreram no estádio baiano, após o desabamento de um degrau das arquibancadas.

Desta vez, o MP diz que a tarefa é de rotina. ?Essas providências não foram motivadas por reclamações ou denúncias, mas sim pela necessidade de instrução dos procedimentos investigatórios, visando prevenir eventuais riscos à integridade física dos torcedores que freqüentam estádios em Curitiba?, garante o promotor João Henrique Vilela da Silveira.

Assim, a Vila e a Baixada devem receber nos próximos dias a visita dos técnicos da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da Prefeitura de Curitiba. Assim como aconteceu no Couto, devem participar representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e do Corpo de Bombeiros.

Festa alviverde em Paranaguá

Foto: Divulgação

Entre as figuras ilustres o colunista do Paraná-Online e Tribuna, Vinícius Coelho, junto com Julinho Lima, um dos organizadores da festa, e o radialista Carlos Elysio.

Perto de duas centenas de pessoas lotaram, na noite da última sexta-feira, dia 30, o tradicional Restaurante Zattar, no Rocio, para comemorar a volta à primeira divisão do futebol brasileiro e a conquista do título de campeão da Série B pelo Coritiba.

O evento, organizado pela TCBP (Torcida Coxa Branca de Paranaguá), sob a coordenação de Luiz Carlos Picanço Caetano, Nilson Viana, Zico Gomes, Julinho Lima, Luiz Roberto da Silveira, Cagiano e Helcinho Torres, transcorreu em clima de confraternização e euforia, com a quase totalidade dos presentes trajando camisas do Coritiba ou roupas nas cores verde e branco. Destaque para a grande participação feminina na comemoração.

Centenas de bexigas transformaram a entrada do local do evento num ?túnel? verde e branco, assim como o salão estava totalmente decorado com bandeiras e bexigas. A comemoração terminou após às 4h da madrugada de sábado.

Prestigiaram o evento os seguintes dirigentes do Coritiba: João Carlos Vialle (supervisor de futebol e candidato a presidente pela situação); João Jacob Mehl (ex-presidente); Cleverson Marinho Teixeira (presidente do conselho deliberativo), e Hélio Alves (ex-diretor e técnico).

Os mais destacados nomes da crônica esportiva da capital também desceram a serra para o jantar comemorativo. Entre eles, o histórico Vinícius Coelho (Paraná-Online e Tribuna do Paraná); Durval Monteiro, (TV Bandeirantes) e Valmir Gomes (Rádio Banda B).

Ex-jogadores, Gralak; Oromar; Vivi e seu filho Alan também participaram do evento ?coxa-branca? na sexta-feira.

Além dos inflamados discursos de João Carlos Vialle e João Jacob Mehl e das manifestações de Julinho Lima e Vinícius Coelho, anunciados pelo ?mestre de cerimônia? Caetano, não podemos negar que o ponto alto da noite foi a presença do atleta campeão Keirrison, convocado por Dunga para a Seleção Olímpica, que foi ovacionado pelos participantes da comemoração. Grande número de torcedores, especialmente a ala feminina, disputou autógrafos e fotos ao lado do craque coritibano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo