Pela segunda vez consecutiva, Shadrack Kipkogey faturou o título da Maratona de Jerusalém. Nesta sexta-feira pela manhã, o queniano cruzou os 42,195 quilômetros pela capital israelense em 2h17min36s, marca levemente inferior aos 2h16min33s que lhe deram a vitória em 2016, mas suficiente para garantir o bicampeonato.
Kipkogey celebrou bastante o triunfo após a prova e revelou, em entrevista ao Estado, que precisou superar um problema físico ao longo do percurso. “Estou feliz com meu tempo, apesar de ter enfrentado algumas dificuldades entre os quilômetros 15 e 25. Eu tive um problema de estômago que me fez correr neste tempo inferior (ao do ano passado), mas estou feliz com ele.”
O vencedor explicou ter um sentimento especial por Jerusalém, não só pelo retrospecto no local, mas também por vivenciar de perto a história de 3 mil anos da cidade. “Foi ótimo. Eu amo esta cidade. Estou muito feliz por ser o vencedor mais uma vez em Jerusalém e por superar meus rivais.”
Kipkogey ficou à frente do etíope Wendwesen Tilahun Damte, segundo colocado, com o tempo de 2h20min47s, e do também queniano Mathew Kibiwott Sang, terceiro, com 2h21min25s. Eles formaram o pelotão dianteiro durante boa parte da corrida, mas, no fim, o campeão arrancou para confirmar sua segunda vitória em solo israelense.
“O que fez eu conseguir me afastar dos outros foi o fato de eu ter aumentado o ritmo a partir do quilômetro 30. Decidi forçar um pouco para tentar me distanciar e fui feliz porque ninguém conseguiu me seguir”, avaliou.