A queniana Peres Jepchirchir bateu o recorde mundial da meia maratona ao vencer a corrida de Ras al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira. Ela superou em três segundos a marca anterior, que pertencia à compatriota Florence Jebet Kiplagat há dois anos.

continua após a publicidade

Jepchirchir, de 23 anos, completou a prova de 21 quilômetros com o tempo de 1h05min06s. Kiplagat registrara 1h05min09s em fevereiro de 2015, em Barcelona, na Espanha. O recorde anterior também era de Kiplagat, com 1h05min12s, também obtido na cidade da Catalunha.

continua após a publicidade

Jepchirchir já vinha exibindo forte ritmo nas últimas competições que disputou. No ano passado, foi campeã mundial da distância. No mesmo ano, cravou o melhor tempo da história numa corrida mista, de 20 quilômetros, com a marca de 1h01min40s. E, para bater o recorde da meia maratona, ela precisou se recuperar de pneumonia, contraída em dezembro.

continua após a publicidade

A também queniana Mary Keitany, dona de três vitórias em Ras al-Khaimah, chegou em segundo lugar, sete segundos depois da nova recordista mundial. E Joyciline Jepkosgei, outra corredora do Quênia, cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, com o tempo de 1h06min08s.

O domínio queniano também se estendeu para a prova masculina. Bedan Karoki levou a melhor, com o tempo de 59min10s. O etíope Yigrem Demelash chegou em segundo, e o queniano Augustine Choge foi o terceiro colocado da corrida.