Os corredores Abel Kirui e Emmanuel Mutai dominaram a maratona do Mundial de Berlim, neste sábado, e garantiram a dobradinha queniana na prova. A medalha de bronze ficou com o etíope Tsegay Kebede. O brasileiro Marilson Gomes dos Santos não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes e ficou apenas com a 16.ª colocação.
Abel Kirui cruzou a linha de chegada, no Portão de Brandemburgo, com o tempo de 2h06min54s e bateu o recorde da competição. Mutai, que chegou a passar mal durante a prova, conseguiu chegar em segundo, com 2h07min48s. Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Kebede repetiu a terceira colocação ao marcar 2h08min35s.
Com esta dobradinha, Quênia consolidou o seu domínio na maratona, chegando a sua terceira vitória seguida nos eventos mais importantes do atletismo. Luke Kibet, que ficou fora da competição, foi campeão mundial em Osaka/2007 e Samuel Wanjiru faturou o ouro na Olimpíada de Pequim, no ano passado.
Em seu segundo Mundial na carreira, Marilson dos Santos teve dificuldade para manter o mesmo ritmo dos africanos e completou a prova em 2h15min13s, distante do seu melhor tempo, de 2h08min37s, obtido na Maratona de Londres, em 2007.
O brasileiro Adriano Bastos chegou logo após Marilson, na 19.ª colocação, com o tempo de 2h15min39s. José de Souza Teles foi o 23.º colocado, com a marca de 2h16min40s, melhorando o seu tempo em relação à Pequim, quando foi o 38.º, com 2h20min25s.