Por conta das Eliminatórias para a Copa do Mundo, a reta final do Campeonato Brasileiro teve uma paralisação de dez dias. Porém, nesta terça-feira (15) acontece o primeiro jogo da 35ª rodada, justamente com o Atlético entrando em campo contra o Fluminense, às 17h, no Maracanã. A partir de agora, restam apenas quatro voltas para os clubes buscarem seus objetivos em uma tabela onde em cada canto há uma disputa.

continua após a publicidade

Do duelo pelo título, passando por vaga no G6 até a briga para fugir do rebaixamento. Praticamente todas as equipes ainda tem algo em jogo. Na ponta de cima, Palmeiras, Santos e Flamengo ainda sonham com a taça, com o alviverde paulista muito próximo de acabar com o jejum de 22 anos. Mais pra baixo, são nove times querendo três vagas. Atlético-MG e Botafogo são os mais próximos de chegar à Libertadores do ano que vem, mas o Atlético segue colado e um forte candidato à sexta vaga.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Furacão, atualmente em sexto, com 51 pontos, tem 51% de chances de terminar no G6. Com mais dois jogos em casa e outros dois fora, o Rubro-Negro, se mantiver o desempenho das últimas partidas, somaria seis pontos (duas vitórias na Arena e duas derrotas longe da torcida), chegando a 57.

O maior desafio atleticano, no entanto, é o fato de as duas partidas como visitante acontecerem diante concorrentes diretos: Fluminense, nono colocado, com 48, e Corinthians, sétimo, com 50. Ou seja, se melhorar esse desempenho na casa dos adversários, o Atlético pode aumentar a vantagem nessa disputa.

continua após a publicidade

Na parte debaixo da tabela, a disputa é intensa pela última vaga. Enquanto América-MG e Santa Cruz estão virtualmente rebaixados, e o Figueirense pode descer já nesta rodada, Internacional, Vitória, Coritiba e Sport estão no bolo para fugir da 17ª colocação. Com 42 pontos, o Coxa tem apenas 7% de chances de ser rebaixado. Na quarta-feira (16) recebe o Santa Cruz, no Couto Pereira, uma oportunidade ideal para chegar aos 46 pontos, o chamado número mágico para fugir da degola.

Se ganhar, na melhor das hipóteses, o Verdão abre oito pontos do Internacional, que na quinta-feira recebe a Ponte Preta no Beira-Rio, praticamente se livrando matematicamente da degola, restando apenas nove pontos em disputa. Além disso, caso tudo dê errado, o Coritiba ainda pega o Vitória, também no Couto, para chegar ao número mágico e segurar um concorrente.

Tabela

continua após a publicidade

Nas últimas quatro rodadas acontecem alguns confrontos diretos. Além dos duelos do Atlético e do Coxa, São Paulo x Grêmio (35ª), Vitória x Figueirense (36ª), Ponte Preta x Fluminense (36ª), Flamengo x Santos (37ª) e Grêmio  x Botafogo (38ª), que prometem interferir na classificação final.