Agora ou nunca

Quatro rodadas, praticamente tudo em jogo no Campeonato Brasileiro

O Atlético de Paulo André e o Coritiba de Luccas Claro estão prontos para as últimas partidas da temporada. Foto: Divulgação/Coritiba FC

Por conta das Eliminatórias para a Copa do Mundo, a reta final do Campeonato Brasileiro teve uma paralisação de dez dias. Porém, nesta terça-feira (15) acontece o primeiro jogo da 35ª rodada, justamente com o Atlético entrando em campo contra o Fluminense, às 17h, no Maracanã. A partir de agora, restam apenas quatro voltas para os clubes buscarem seus objetivos em uma tabela onde em cada canto há uma disputa.

Do duelo pelo título, passando por vaga no G6 até a briga para fugir do rebaixamento. Praticamente todas as equipes ainda tem algo em jogo. Na ponta de cima, Palmeiras, Santos e Flamengo ainda sonham com a taça, com o alviverde paulista muito próximo de acabar com o jejum de 22 anos. Mais pra baixo, são nove times querendo três vagas. Atlético-MG e Botafogo são os mais próximos de chegar à Libertadores do ano que vem, mas o Atlético segue colado e um forte candidato à sexta vaga.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Furacão, atualmente em sexto, com 51 pontos, tem 51% de chances de terminar no G6. Com mais dois jogos em casa e outros dois fora, o Rubro-Negro, se mantiver o desempenho das últimas partidas, somaria seis pontos (duas vitórias na Arena e duas derrotas longe da torcida), chegando a 57.

O maior desafio atleticano, no entanto, é o fato de as duas partidas como visitante acontecerem diante concorrentes diretos: Fluminense, nono colocado, com 48, e Corinthians, sétimo, com 50. Ou seja, se melhorar esse desempenho na casa dos adversários, o Atlético pode aumentar a vantagem nessa disputa.

Na parte debaixo da tabela, a disputa é intensa pela última vaga. Enquanto América-MG e Santa Cruz estão virtualmente rebaixados, e o Figueirense pode descer já nesta rodada, Internacional, Vitória, Coritiba e Sport estão no bolo para fugir da 17ª colocação. Com 42 pontos, o Coxa tem apenas 7% de chances de ser rebaixado. Na quarta-feira (16) recebe o Santa Cruz, no Couto Pereira, uma oportunidade ideal para chegar aos 46 pontos, o chamado número mágico para fugir da degola.

Se ganhar, na melhor das hipóteses, o Verdão abre oito pontos do Internacional, que na quinta-feira recebe a Ponte Preta no Beira-Rio, praticamente se livrando matematicamente da degola, restando apenas nove pontos em disputa. Além disso, caso tudo dê errado, o Coritiba ainda pega o Vitória, também no Couto, para chegar ao número mágico e segurar um concorrente.

Tabela

Nas últimas quatro rodadas acontecem alguns confrontos diretos. Além dos duelos do Atlético e do Coxa, São Paulo x Grêmio (35ª), Vitória x Figueirense (36ª), Ponte Preta x Fluminense (36ª), Flamengo x Santos (37ª) e Grêmio  x Botafogo (38ª), que prometem interferir na classificação final.