Quatro na luta por uma vitória na Fórmula 1

Os quatro pilotos que dominam a temporada 2007 da Fórmula 1 vão à pista hoje em busca de 75% da vitória no GP da Espanha, que será disputado amanhã.

Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Felipe Massa são os candidatos à pole em Barcelona e sabem que largar na frente, no circuito catalão, é quase garantia de receber a bandeirada em primeiro depois das 66 voltas da quarta etapa do Mundial.

O treino que define o grid começa às 9h de Brasília e corre o risco de ser mais emocionante que a corrida. Nesta temporada, o vencedor sempre foi aquele que fez a primeira curva na liderança, mesmo não tendo largado na pole – caso de Alonso na Malásia.

Foram disputadas 16 corridas no circuito de Montmeló. Em 12 delas, 75% das vezes, o pole venceu. As exceções foram Mansell em 1991 (Berger foi o pole), Hill em 1994 (pole de Schumacher), Schumacher em 1996 (pole de Hill), na chuva, e Hakkinen em 2000 (Schumacher na frente de novo). Nas últimas seis provas, de 2001 até o ano passado, levantou o troféu aquele que partiu da posição de honra.

Não é coincidência, pois. O fato é que por ser realizado num circuito muito conhecido de todos os times, que se cansam de fazer testes nos seus 4.655m de asfalto, o GP da Espanha é à prova de surpresas.

Talvez por isso Alonso tenha se empenhado tanto, ontem, em fazer o melhor tempo do dia nas duas sessões de treinos livres que foram acompanhadas por um público excepcional, 67 mil pessoas. ?Nosso carro melhorou muito depois do Bahrein, estou realmente muito feliz?, falou o asturiano, normalmente contido nas declarações.

Se Fernandinho era a alegria em pessoa, na Ferrari o ambiente era de confiança. Massa, quarto colocado ontem, disse que sua equipe se preparou para a corrida. ?Acho que eles andaram leves e pensando apenas na classificação. O tempo dele não me assusta?, garantiu.

A disputa pela pole hoje será ferrenha. E não deve mesmo sair do quarteto que lidera a classificação – Alonso, Kimi e Hamilton tem 22 pontos, e Massa soma 17. Isso apesar do bom desempenho da Renault ontem à tarde, com Giancarlo Fisichella em segundo e Heikki Kovalainen em terceiro. O próprio italiano não aposta suas fichas em seu carro. ?Ainda temos problemas?, disse. ?Não estamos no nível de Ferrari e McLaren?.

F1 terá primeiro GP noturno

Um dia depois de Valencia oficializar sua entrada no Mundial de F1, ontem foi a vez de Cingapura colocar um alfinete no mapa da categoria. O ministro do comércio e indústria do pequeno país asiático confirmou que em outubro do ano que vem será realizada uma prova, também de rua, no distrito de Marina Bay. Com um detalhe nada irrelevante: a prova será noturna, pela primeira vez na história.

Com isso, o calendário da próxima temporada pode chegar a 20 etapas: as 17 deste ano, mais Valencia e Cingapura e a provável volta do GP de San Marino, em Imola. É possível que a França fique fora em 2008, já que o contrato de Magny-Cours com Bernie Ecclestone não foi renovado. Assim, seriam 19 no total.

Mais: Abu Dhabi, em 2009, e Coréia do Sul, em 2010, já têm etapas confirmadas, e a Índia também deve entrar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo