Quatro pilotos disputam o título. Cada um chega na prova final com possibilidades de conquistar o campeonato. O equilíbrio que marcou a temporada vai se repetir na “decisão”.

continua após a publicidade

E enquanto dois dos candidatos são da mesma equipe, os outros times vivem sob a suspeita de usarem o chamado “jogo de equipe”. E não estamos falando da Fórmula 1.

Domingo, Curitiba recebe a última prova do Brasileiro de Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro. Quatro pilotos lutam pelo campeonato – Max Wilson (267 pontos), Cacá Bueno (261), Allam Khodair (252) e Ricardo Maurício (251).

E Max e Ricardinho são da mesma equipe, a RC (do preparador Rosinei Campos, o Meinha, radicado em Curitiba). E os dois, e seus rivais também, foram alvejados pelos jornalistas sobre a possibilidade de jogo de equipe na corrida.

continua após a publicidade

E todos negaram com muita veemência tal situação. Os quatro postulantes ao título da Stock participaram ontem de uma entrevista coletiva no Autódromo Internacional de Curitiba.

Seria um encontro quase protocolar, mas a insistência dos jornalistas – entre eles, alguns assessores de imprensa das equipes da categoria – criou um novo ambiente para o bate-papo.

continua após a publicidade

Ainda amistoso, mas com fortes declarações dos pilotos em defesa da ética no automobilismo. Os primeiros a serem questionados foram Cacá Bueno (da Red Bull) e Allam Khodair (Full Time).

Eles tiveram que reiterar que não farão jogo de equipe com os parceiros – respectivamente Daniel Serra e Marcos Gomes. “Não vamos ficar procurando pelo em ovo. O que vai acontecer é uma ajuda dentro da esportividade. O Daniel sempre correu bem nesta temporada, e isto vai acontecer de novo domingo”, avisou Cacá. “Depois de tudo que aconteceu na Fórmula 1, não seria coerente fazer ou falar alguma coisa que não seja em nome da ética”, completou Khodair.

Parceiros na RC, Ricardo Maurício e Max Wilson estavam mais à vontade para tratar do assunto. “O trabalho de equipe vai ser eu ficar na frente do Max”, brincou Ricardinho.

“Tem coisas muito maiores do que isto. E não posso ficar imaginando que o Ricardo vai trabalhar para que eu seja campeão. Ele tem o objetivo dele, que é vencer o campeonato. Por sinal, o mesmo que eu”, afirmou Max.