O Campeonato Brasileiro da Série B está prestes a indicar os dois novos representantes na Série A em 2003. Criciúma-SC, Santa Cruz-PE, Jundiaí-SP e Fortaleza-CE são os candidatos às duas vagas na elite do futebol brasileiro. Os jogos semifinais começam amanhã, às 17h, com Jundiaí X Fortaleza e Santa Cruz X Criciúma. Os jogos de volta estão marcados para a próxima terça-feira.

Melhor equipe na fase de classificação, o Criciúma levou um susto nas quartas-de-final mas conseguiu se recuperar. Depois de perder a primeira partida para o Remo por 2 a 1, em Belém, os catarinenses deram a volta por cima e deram o troco, vencendo em casa por 4 a 0, quarta-feira.

O destaque do time é o setor ofensivo formado por Delmer, Tico e Dejair. Os três juntos marcaram 22, dos 50 gols feitos pelo Criciúma. A boa fase do time, comandado pelo técnico Edson Gaúcho, pode levá-lo de volta à Primeira Divisão depois de cinco anos, quando foi rebaixado após derrota de 3 a 1 para o Atlético-PR em pleno estádio “Heriberto Hülse”.

O Santa Cruz foi o único time pernambucano sobrevivente. Comandado pelo experiente técnico Heron Ferreira, o time eliminou o Avaí-SC na última rodada e, mesmo tendo que enfrentar o Criciúma, melhor time da competição na próxima fase, acredita que possa surpreender e voltar à Primeira Divisão depois de nove anos. A última vez que disputou a Série A foi em 2001. Depois de perder para o Remo por 3 a 1 no dia 27 de outubro, nunca mais teve o gostinho vivido pelos rivais Sport e Náutico que, anos depois, também voltaram à Segunda Divisão.

Completando a lista dos candidatos, o Jundiaí tenta pela primeira vez chegar à Primeira Divisão. Irritado com um cartaz anunciando a venda de pacotes para assistir a semifinal entre Sport e Fortaleza, os jogadores do time jundiaiense entraram em campo diante dos pernambucanos “mordidos” e saíram de Recife com a vitória por 2 a 1, a classificação nas mãos e a certeza de que têm condições de chegar ainda mais longe.

continua após a publicidade

continua após a publicidade