Cerca de 200 pilotos, representando 25 países de todo o mundo, entrarão no circuito Daytona Speedway International hoje para os primeiros treinos das 24 Horas de Daytona, a principal corrida de endurance dos Estados Unidos e uma das três mais antigas e famosas do mundo. Quatro pilotos estarão representando o Brasil: o brasiliense Roberto Pupo Moreno (Spirit of Daytona), o mineiro Cristiano da Matta (Newman Racing), o carioca Tomas Erdos (Synergy Racing) e o paulista Christian Fittipaldi (Bell Motorsport).

continua após a publicidade

"Estou no circuito e fiquei impressionado com toda a estrutura da prova e das equipes. É o mesmo clima de competitividade, tecnologia e festa de Le Mans. Isso tudo está me motivando ainda mais", garante Moreno, estreante na prova.

Por ser a primeira e principal etapa da Grand Am Series, além da tradição de 42 provas já realizadas, as 24 Horas de Daytona estão reunindo pilotos oriundos de várias categorias, como os ex-pilotos de Fórmula 1 Karl Wendlinger (Áustria) e Jan Lammers (Holanda), além dos brasileiros Moreno, Fittipaldi e Da Matta. Da Fórmula Mundial, estão inscritos o canadense Paul Tracy e o francês Sebastien Bourdais, respectivamente campeões em 2003 e 2004, e da rival IRL os norte-americanos Scott Sharp (campeão em 96) e Buddy Rice (vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2004), e o neozelandês Scott Dixon, campeão em 2003. O veterano ator Paul Newman é outro que estará participando, mesmo com 79 anos de idade. Moreno fará a segunda corrida de longa duração em 26 anos de carreira. A primeira foi a 24 Horas de Le Mans, em 1985.

Com 64 carros inscritos, sendo 29 protótipos e 35 da categoria GT, a prova deve ser bem disputada e equilibrada, pois o regulamento determina que os protótipos não podem ter mais de 500 cavalos de potência. Moreno conduzirá um Crawford, com motor Pontiac V8 5.0, que gira a 7.100 rpm. Cristiano da Matta utilizará um protótipo igual, mas com motor Ford. Já Christian Fittipaldi e Tomas Erdos estarão a bordo de protótipos Doran, mas com motor Pontiac para o primeiro e BMW para o segundo.

continua após a publicidade

A 43.ª edição das 24 Horas de Daytona será transmitida ao vivo pela Speed Channel para os Estados Unidos e Canadá, com distribuição mundial pela ESPN International. O canal a cabo promete 14h30 de transmissão, com a participação de dois locutores, dois comentaristas e três repórteres de box.