Rio de Janeiro – As etapas européias do circuito da Copa do Mundo de Natação em piscina curta (25 metros) abrem o calendário internacional de 2005 para a modalidade. Em janeiro, as cidades de Estocolmo (SUE), Berlim (ALE) e Moscou (RUS) recebem, respectivamente, a quarta, quinta e sexta etapas do evento da Federação Internacional de Natação (Fina), válido pela temporada de 2004/05.
A equipe brasileira que disputará a etapa sueca (18 e 19 de janeiro) e a alemã (22 e 23) será formada por quatro nadadores. São eles: Marco Sapucaia e Thiago Pinto, da Unisanta, Rodrigo Castro, do Minas Tênis, e Guilherme Roth dos Santos, do Grêmio Náutico União. O técnico será Juan Toledo, do Minas Tênis.
O time muda quando a competição seguir para Moscou, nos dias 26 e 27 de janeiro. Flávia Delaroli e César Cielo Filho, do Pinheiros, Armando Negreiros, do Botafogo, e Jander Lazaroni, da Fadenp, representarão o País na Rússia. O técnico será Alberto Silva, do Pinheiros.
Rebeca Gusmão, da AABB de Brasília, estará nas três etapas da Europa como inscrição extra. Antes da Superfinal de Belo Horizonte (18 a 20 de fevereiro) acontecerá ainda a etapa de Nova York nos dias 11 e 12 de fevereiro, com Omar Gonzalez, do Minas Tênis, orientando o grupo formado por Thiago Pereira e Marcelo Tomazini, do Minas, Jader Souza, do Euclides Rodrigues/AP, e Diogo Yabe, da Fadenp. A equipe também terá como extras Rebeca Gusmão, Jander Lazaroni e Fabíola Molina, da Fadenp.