Disputada simultaneamente em oito cidades brasileiras, a primeira fase do XXII Campeonato Brasileiro de Beisebol Infantil terá uma de suas etapas no município de Quatro Barras, que irá receber as equipes do grupo A da competição (Paraná Clube, São Bernardo do Campo e Maringá). A fase final, que reunirá as dezesseis equipes classificadas dentre os oito grupos da primeira fase, será disputada em Maringá nos dias 12 e 13 de novembro.
O Paraná é considerado atualmente o segundo estado com maior número de praticantes da modalidade no Brasil, atrás apenas de São Paulo. Estima-se que hoje existam cerca de três mil praticantes de beisebol no Brasil em todas suas categorias.
O técnico da equipe infantil do Paraná Clube, Marcelo Matsuoca, conta que há um trabalho de divulgação para a prática da modalidade em Quatro Barras, por meio de visitas às escolas da região, o que já trouxe ótimos resultados, com um número bastante grande de interessados em praticar esse esporte muito conhecido no Japão, Estados Unidos e Cuba.
Entretanto ele destaca o objetivo fundamental da competição na educação dos jovens: "Os melhores jogadores são selecionados para uma "peneira" na Academia de Beisebol em Ibiúna, em São Paulo, que após treinamento específico, são encaminhados para bolsas de estudos no Japão e Estados Unidos", conta.
Em Quatro Barras, a competição tem o apoio da Paraná Esporte, que possui um trabalho intensivo na busca, por meio de apoios e projetos esportivos, de inclusão social através do esporte.