Quase fiasco do Atlético é criticado na imprensa estrangeira

A confirmação de Curitiba como uma das doze sedes da Copa do Mundo virou notícia no mundo todo. No entanto, diferentemente do alívio, como foi vista a decisão da Fifa por parte dos envolvidos nas obras da Arena da Baixada, em alguns casos a enrolada situação paranaense foi criticada.

O site inglês BBC, tanto na versão em inglês, como na em português, faz duras críticas ao atraso nas reformas do estádio do Atlético. ‘Arena da Baixada é maior dor de cabeça para organizadores da Copa’, diz o título da matéria. No texto, até se explica que as exigências da Fifa foram cumpridas e que as obras estão em ritmo acelerado, mas lembra do clima de indecisão que se manteve na cidade nos últimos dias e os problemas financeiros pelos quais a Arena passou.

O espanhol Marca lembrou da vistoria realizada na manhã de terça-feira, pelo consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, e também citou os problemas de liberação de recursos para o bom andamento da obra. Porém, criticou o fato de que quando a Copa foi confirmada no Brasil, em 2007, a Arena da Baixada era o estádio que menos precisava de reforma e hoje é o mais atrasado. ‘Antes que o Brasil fosse escolhido sede da Copa do Mundo de 2014, o estádio de Curitiba era o que mais cumpria as exigências da Fifa e, consequentemente, era o que menos necessitava de uma reestruturação’, diz a matéria.

Entre a repercussão mundial sobre a permanência de Curitiba, a França foi a que menos criticou a situação da capital paranaense. O L’Equipe apenas lembrou que apesar dos rumores dos últimos dias de que a cidade poderia ser retirada da Copa, o secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke confirmou que a Arena da Baixada será uma das doze sedes do torneio.

Já em Portugal, houve pouco espaço para o Joaquim Américo. Mais preocupados com os locais onde a seleção portuguesa irá jogar a Copa, como Manaus, os sites locais parecem não se importar muito com as demais sedes. O A Bola e o Record apenas divulgaram uma nota com Jeróme Valcke que Curitiba está confirmada, apesar dos notórios atrasos nas obras.

Na América do Sul, mesmo fora da Copa, o Paraguai se mostrou preocupado com o Estado que faz divisa com o País vizinho. Na terça-feira, uma rádio paraguaia repercutiu bastante a situação da Arena, enquanto Charles Botta realizava a última vistoria no estádio do Atlético.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna