A quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro foi positiva para o futebol paranaense. Ontem, Arapongas e Cianorte entraram em campo, venceram suas partidas e assumiram a liderança de seus grupos, com um jogo a menos que o segundo colocado.
O primeiro foi o Arapongão. Jogando em casa, no estádio dos Pássaros, a equipe não deu chances para o Metropolitano-SC e venceu, sem dificuldades, por 2 x 0, com gols de Ermínio, aos cinco minutos, e Serginho Catarinense, cobrando pênalti, aos 37 do segundo tempo.
Curiosamente, esta foi a primeira vitória do Arapongas na competição. Até então, a equipe havia conquistado apenas dois empates nos dois primeiro jogos, ambos por 0 x 0. Porém, os cinco pontos somados até aqui, renderam a liderança do grupo A8 para o clube, que tem a mesma pontuação que o Brasil de Pelotas, segundo colocado com um jogo a mais, mas leva vantagem no saldo de gols.
Depois, foi a vez do Cianorte entrar em campo e assumir a ponta do grupo A7. Jogando em Gravataí, o Leão do Vale superou o Cerâmica-RS e venceu por 2 x 1. A equipe paranaense abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo, com Reinaldo. Mas logo depois, aos 35, Rafael Carvalho deixou tudo igual para os donos da casa.
Só que na etapa final, aos 33, João Paulo fez o gol que decretou a vitória e a liderança para o Cianorte, que foi beneficiado com a derrota do Mogi Mirim para o Concórdia, por 2 x 1. Agora, o time soma os mesmos sete pontos que o clube paulista, mesmo com um jogo a menos e tem um saldo de gols superior ao adversário.
Arapongas e Cianorte voltam a campo no próximo domingo, às 15h. O Leão do Vale recebe o Concórdia, no Albino Turbay, enquanto o Arapongão vai até Caxias do Sul, onde encara o Juventude, no Alfredo Jaconi. Se os dois vencerem, podem abrir até seis e quatro pontos do terceiro colocado do grupo, respectivamente.