O Comitê Organizador dos Jogos (Bocog) quer evitar a todo custo problemas ligados à qualidade dos alimentos na China. Autoridades locais já iniciaram uma operação de supervisão e controle denominada “comida segura”, para garantir que os alimentos destinados aos atletas, e às pessoas envolvidas na realização dos Jogos Olímpicos em geral, não apresentem riscos.
Segundo o jornal China Daily, as 148 empresas de alimentos que foram contratadas para servir a vila olímpica e outras estruturas ligadas aos Jogos “são monitoradas 24 horas por dia por agentes da Administração Geral para a Supervisão da Qualidade”.
“Monitoramos atentamente toda a linha de produção há alguns meses”, declarou o diretor da organização, Ji Zhengkun, “e os testes feitos até agora mostraram que 98,4% dos produtos são de altíssima qualidade”.
Segundo dados do Ministério da Saúde chinês, na primeira metade de 2008 houve 97 casos de “grandes remessas de alimentos contaminadas” e 29 pessoas morreram em decorrência da ingestão de “alimentos contaminados” no país.