Valquir Aureliano
Mesmo na Segundona, Coxa tem a melhor média de público.

O duelo entre as torcidas de Atlético e Coritiba para ver quem coloca mais torcedores dentro de seus respectivos estádios ainda está longe de acabar. No sábado, no jogo entre Coritiba e Ceará, 25.082 pessoas pagaram ingresso para incentivar o Alviverde em mais uma vitória, que valeu a manutenção da liderança da Série B. A resposta atleticana veio no dia seguinte, quando 25.096 torcedores passaram pelas catracas rubro-negras -apenas 14 a mais que o rival. No entanto, dos pagantes que compareceram ao Caldeirão para ver o clássico Atlético e Paraná, 800 torcedores eram da torcida tricolor, público muito superior aos 29 que foram ao Couto Pereira empurrar o time nordestino.

continua após a publicidade

Outro dado relevante nesta ?briga? remete ao público total. Nesse item, o Coritiba levou a melhor. O borderô alviverde apresentou 28.883 pessoas presentes no estádio contra 26.661 do Rubro-Negro. Há de se explicar que no público total estão inseridos todos presente ao estádio, seja a trabalho ou para torcer. Portanto, estão computados funcionários do clube, seguranças, policiais militares e pessoal da imprensa.

Números

Valquir Aureliano
Já o Atlético tem o maior percentual de ocupação.

De acordo com o site oficial do Coritiba, o Estádio Antônio Couto Pereira tem capacidade total de 37.182 lugares, sendo 17.412 cadeiras, 19.400 lugares demarcados no concreto e mais 370 assentos em camarotes. Já a Arena tem, em sua totalidade, 25.272 cadeiras disponíveis ao torcedor, contando arquibancada e camarotes.

Comparar apenas o número total de pagantes nos estádios não deve ser o único critério a ser analisado para saber qual torcida tem mais força. Além desse parâmetro – que comprova efetivamente a presença do torcedor para gritar e apoiar seu time de coração – deve-se levar em conta outros fatores. Caso contrário, o Coritiba leva vantagem, pois pode usufruir de quase 12 mil lugares a mais que o Atlético. Assim, se melhorar o público do último fim de semana, o Coxa certamente será o detentor do maior público em estádios no Paraná neste ano.

continua após a publicidade

Dentre os critérios de desempate dessa saudável ?briga? entre as torcidas, deve constar a média de público dos clubes e a porcentagem de ocupação das praças esportivas nos jogos – isso pela disparidade de capacidade dos estádios. Na média de público, a torcida alviverde leva vantagem, porém no segundo quesito o quadro se inverte.

Comparadas a capacidade de ocupação dos dois estádios em relação ao público pagante -nos jogos de maior público da dupla Atletiba – o Furacão leva ampla vantagem. O Atlético tem 99,2% de ocupação da Arena enquanto o Alviverde 67,5% do Couto Pereira. Ou seja, o Atlético chegou quase ao limite de seu estádio enquanto o Coxa pouco mais da metade.

continua após a publicidade

O Coritiba terá a chance de melhorar essa marca e mostrar o potencial de sua torcida na próxima sexta-feira, quando enfrentará o Ipatinga (MG), em seus domínios. Jogo que vale a manutenção do 1.º lugar na Série B e, quem sabe, a liderança no duelo das torcidas paranaenses.