Em 2006, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF – determinou a redução de 30% dos árbitros do quadro nacional. Em ofício enviado a todas as federações, a entidade informa que para 2007, o objetivo é enxugar em mais 10% o seu efetivo de arbitragem, que hoje possui 460 árbitros e deverá ficar com 416. No Paraná, dois apitadores devem ser cortados da Renaf – Relação Nacional de Árbitros de Futebol. Atualmente, o Estado conta com 25 árbitros no quadro da CBF. Com a redução, restarão 23.

continua após a publicidade

Para permanecer na Renaf, os árbitros deverão ser aprovados no teste físico – marcado para o próximo dia 9 de fevereiro -, apresentar certidões negativas dos cartórios de distribuição criminal e civil, da Justiça federal e estadual, do SPC e Serasa, atestado de antecedentes criminais da Secretaria de Segurança Pública, comprovante de trabalho, rendimento e de residência.

Os novos candidatos devem apresentar ainda, comprovante de escolaridade, formação de árbitros, uma foto 10 x 15 de pé, com uniforme de árbitro, contendo no verso o peso, a altura e a data de nascimento, cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, Pis ou Pasep.

Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol avisa que para o ingresso na Renaf, os candidatos deverão possuir diploma de curso superior ou estar cursando terceiro grau.

continua após a publicidade

O teste para os árbitros do quadro nacional acontecerá no dia 9 de fevereiro, às 8h, no Centro Poliesportivo Pinheirão.