No Vale do Itajaí, descer as corredeiras do rio em botes infláveis é garantia de emoção, em meio a paisagens deslumbrantes.
O Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina, é considerado o melhor rio do Brasil para a prática de ?rafting?, principalmente pelos vários níveis de corredeiras que oferece (corredeiras de classes 2, 3, 4 e 5), proporcionando um passeio emocionante, tanto para iniciantes, quanto para profissionais do esporte.
As paisagens por onde o rio passa são um atrativo a mais para quem vivencia essa aventura. O vale é coberto pela mata atlântica, a floresta mais rica do planeta em biodiversidade.
O grande diferencial do rafting no Vale do Itajaí é que são poucas áreas de remanso, em que as pessoas precisam ficar remando até a próxima corredeira. ?É emoção e adrenalina do começo ao fim?, explica Rubens Habitzreuter, porta-voz das empresas que realizam os passeios.
No caso de impossibilidade de operação no Rio Itajaí-Açu, quando o nível está muito elevado, o rafting é transferido para o Rio Itajaí do Norte, mais conhecido como rio Hercílio, ou para o Ribeirão Neisse, que tem 8 quilômetros de corredeiras contínuas.
Com o nível do rio baixo, o trecho básico continua muito interessante devido a maior altura das quedas e a possibilidade de ?surfar? nas ondas do rio. E quem for mais experiente pode encarar a seção paraíso do Rio Itajaí-Açú. Um rafting adrenalizante com 9 quilômetros de corredeiras contínuas, de classes 3, 4 e 5.
Os passeios de rafting no Vale do Itajaí acontecem todos os finais de semana e podem ser combinados com outros esportes radicais, como bike, trekking e rapel.
As três empresas que agenciam e operam o rafting no Vale do Itajaí são a Ativa Rafting e Aventuras, a Eco Adrenalina e a Ibirama Rafting Aventuras.