A Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou nesta terça-feira o resultado da investigação de manipulação de resultados envolvendo times da segunda divisão do futebol local. Recém-promovida à elite, a Atalanta foi punida com a perda de seis pontos no Campeonato Italiano que terá início no final de agosto.
A diretoria do clube já avisou que apelará da decisão em uma audiência a ser realizada antes da abertura da competição. O Chievo, que já estava na elite do futebol italiano, também foi citado no caso, mas evitou qualquer punição ao pagar uma multa logo no início das investigações.
Entre os demais clubes, o Ascoli, da segunda divisão, também iniciará o próximo campeonato com menos seis pontos na tabela, enquanto o Alessandria Calcio foi rebaixado da terceira divisão.
A punição também atingiu os atletas dos times envolvidos na investigação. O meia Cristiano Doni, capitão da Atalanta e ex-jogador da seleção italiana, foi suspenso por três anos e meio. Já o aposentado Giuseppe Signori, ex-atacante da Lazio e da seleção, foi afastado por cinco anos de qualquer atividade relacionada ao futebol. Ao todo, 17 pessoas foram suspensas no caso, com penas que variam entre um e cinco anos.
Clubes e indivíduos foram acusados pelo promotor da FIGC em uma investigação criminal de um suposto esquema de apostas que inicialmente se concentrou em 18 jogos da segunda divisão e de categorias inferiores do futebol italiano. Segundo as autoridades, apostadores, jogadores e empresas de aposta estavam envolvidos em uma esquema que movimentava até centenas de milhares de euros.