O projeto da candidatura de Curitiba como sede do mundial de caratê em 2010 será defendido no final de julho pelo atleta paranaense Ricardo Buzzi, em San Diego, na Califórnia.

continua após a publicidade

Caso o evento seja realizado na capital do Paraná, a Pontíficia Universidade Católica do Paraná – PUCPR será sede de todas as competições e eventos científicos do mundial. Estão na disputa, além de Curitiba, as cidades de Varsóvia, na Polônia, Jerusalém, em Israel e Istambul, na Turquia.

A universidade já participou juntamente com a prefeitura de Curitiba do desenvolvimento do projeto de defesa da cidade para o mundial, bem como da organização estrutural para se adequar a todas as suas necessidades.

Além das condições muito favoráveis da capital paranaense, em termos de urbanismo, transporte e qualidade de vida, a cidade ainda sustenta forte tradição como celeiro de importantes atletas em esportes de combate.

continua após a publicidade

Bonito no Brasileiro

A delegação paranaense de karatecas que competiu no 21.º Campeonato Brasileiro de Karate Tradicional, realizado na útlima semana, em Natal (RN), obteve uma série de prêmios relevantes no esporte. A premiação poderá favorecer ainda mais a candidatura de Curitiba na definição da sede do mundial de caratê de 2010.

continua após a publicidade

Dentre as grandes conquistas obtidas no campeonato, destaca-se o ouro em kata individual obtido pelo atleta da academia Bodhidharma, Ricardo Buzzi, já famoso por outras conquistas, entre elas o bicampeonato mundial de caratê. Buzzi ainda sagrou-se vice-campeão na categoria kumite (luta).

Outra importante vitória veio de uma também campeã mundial de caratê: Giordana de Souza, que obteve o ouro em fukugo adulto, sendo que esta categoria se refere à soma de desempenho em kumite e kata. Giordana foi também a primeira brasileira a conquistar o título de campeã mundial de Fukugo, em 1994, em Trevizzo, na Itália.

Além do posto mais alto do pódio, a delegação paranaense obteve diversas medalhas de prata e bronze, como na categoria enbu, que é uma exibição de luta simulada entre dois karatecas.

E não foi apenas dentro dos tatames que os atletas ganharam destaque, o professor e psicólogo do esporte Gilberto Gaertner (diretor técnico da confederação brasileira e coordenador da candidatura de Curitiba a sede do mundial) foi um dos coordenadores do campeonato; e o professor Nelson Santi do Paraná foi nomeado novo técnico da Seleção Brasileira.