PUCPR pode sediar mundial de caratê

O projeto da candidatura de Curitiba como sede do mundial de caratê em 2010 será defendido no final de julho pelo atleta paranaense Ricardo Buzzi, em San Diego, na Califórnia.

Caso o evento seja realizado na capital do Paraná, a Pontíficia Universidade Católica do Paraná – PUCPR será sede de todas as competições e eventos científicos do mundial. Estão na disputa, além de Curitiba, as cidades de Varsóvia, na Polônia, Jerusalém, em Israel e Istambul, na Turquia.

A universidade já participou juntamente com a prefeitura de Curitiba do desenvolvimento do projeto de defesa da cidade para o mundial, bem como da organização estrutural para se adequar a todas as suas necessidades.

Além das condições muito favoráveis da capital paranaense, em termos de urbanismo, transporte e qualidade de vida, a cidade ainda sustenta forte tradição como celeiro de importantes atletas em esportes de combate.

Bonito no Brasileiro

A delegação paranaense de karatecas que competiu no 21.º Campeonato Brasileiro de Karate Tradicional, realizado na útlima semana, em Natal (RN), obteve uma série de prêmios relevantes no esporte. A premiação poderá favorecer ainda mais a candidatura de Curitiba na definição da sede do mundial de caratê de 2010.

Dentre as grandes conquistas obtidas no campeonato, destaca-se o ouro em kata individual obtido pelo atleta da academia Bodhidharma, Ricardo Buzzi, já famoso por outras conquistas, entre elas o bicampeonato mundial de caratê. Buzzi ainda sagrou-se vice-campeão na categoria kumite (luta).

Outra importante vitória veio de uma também campeã mundial de caratê: Giordana de Souza, que obteve o ouro em fukugo adulto, sendo que esta categoria se refere à soma de desempenho em kumite e kata. Giordana foi também a primeira brasileira a conquistar o título de campeã mundial de Fukugo, em 1994, em Trevizzo, na Itália.

Além do posto mais alto do pódio, a delegação paranaense obteve diversas medalhas de prata e bronze, como na categoria enbu, que é uma exibição de luta simulada entre dois karatecas.

E não foi apenas dentro dos tatames que os atletas ganharam destaque, o professor e psicólogo do esporte Gilberto Gaertner (diretor técnico da confederação brasileira e coordenador da candidatura de Curitiba a sede do mundial) foi um dos coordenadores do campeonato; e o professor Nelson Santi do Paraná foi nomeado novo técnico da Seleção Brasileira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo