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Público do último Atletiba no Couto foi um dos piores do Brasil

Torcidas Coritba e Atlético no Couto Pereira. Fotos. Marcelo Andrade

O último final de semana foi marcado por clássicos em todo o Brasil pelos campeonatos estaduais. Maior embate do futebol do Estado, o Atletiba válido pela quarta rodada do Campeonato Paranaense teve um público pequeno e foi um dos principais jogos do futebol brasileiro que menos atraiu torcida. No Couto Pereira, pouco mais de 13 mil torcedores pagaram para assistir a vitória do Atlético por 1×0 sobre o Coritiba. Reflexo do momento dos dois times, da falta de atrativo do Estadual e dos preços caros praticados pelos clubes da capital.

O clássico Atletiba sempre contou com grandes públicos, superiores a 20 mil torcedores, mas a realidade agora é outra. Além de ingressos mais caros com relação a outras praças, o principal jogo do futebol paranaense talvez tenha esvaziado pela condição atual dos dois grandes clubes do Estado. Do lado do Coritiba, o time em construção e sem empolgar após o rebaixamento à segunda divisão. Já o Atlético está disputando o Campeonato Paranaense com um time de aspirantes.

No clássico do Campeonato Cearense entre Fortaleza e Ceará, por exemplo, a renda foi um pouco menor que a do clássico Atletiba, mas teve um público pagante de quase 26 mil pessoas, ou seja, o dobro do duelo entre Coritiba e Atlético, no Couto Pereira. Enquanto no clássico paranaense a renda bruta foi de R$ 398.695,00, o embate pelo campeonato estadual do Ceará rendeu R$ 374.120,00.

Além do clássico entre Fortaleza e Ceará ter opções de ingressos mais baratos, a presença de mais torcedores que são sócios-torcedores do Leão pode explicar o público maior com uma renda parecida. Quase 11 mil sócios do Fortaleza foram ao jogo contra o Vozão, enquanto pouco mais de 5 mil sócios do Coritiba compareceram ao clássico Atletiba, no Couto Pereira.

O clássico de Minas Gerais entre Cruzeiro e América-MG marcou o melhor público do futebol brasileiro, até agora, em 2018. Ao todo, 47.499 pessoas compareceram ao Mineirão para acompanhar a vitória da Raposa sobre o Coelho, com uma renda de R$ 608.231,00. No entanto, a grande presença da torcida celeste pode ser explicada pela promoção feita pela diretoria do Cruzeiro.

Os valores dos ingressos variaram entre R$ 20 a R$ 100. Porém, os sócios do Cruzeiro, que compareceram em grande número ao clássico contra o América-MG, ainda podiam comprar mais um bilhete com 50% de desconto. Ou seja, neste caso, o ingresso poderia sair por R$ 10 o mais barato e R$ 50 o mais caro. Com isso, além de ter o Mineirão lotado, a diretoria da Raposa também conseguiu uma boa renda no primeiro dérbi Mineiro de 2018.

Outro clássico do futebol brasileiro também foi sucesso de público e de renda. Pelo Campeonato Paulista, se enfrentaram Palmeiras e Santos no Allianz Parque, em São Paulo. Foram quase 38 mil pagantes e uma renda líquida de R$ 2 milhões. No entanto, além de ser um dos grandes jogos do futebol nacional, o Paulistão é hoje o principal campeonato estadual do país.

Neste caso, há uma diferença do plano de sócios do Palmeiras com outros clubes. No alviverde paulista, o associado paga a mensalidade e tem a vantagem de comprar o ingresso primeiro que os torcedores comuns e com desconto. Por isso a renda dos jogos do Porco são superiores do que grande parte dos times do futebol brasileiro. No clássico diante do Santos, por exemplo, os valores dos bilhetes variaram de R$ 100 a R$ 250. Os associados do clube, no entanto, dependendo do plano, pagam metade desse valor.

Tem pior

Um dos clássicos realizados no último final de semana pelos campeonatos estaduais teve público pior que o do Atletiba, no Couto Pereira. No Serra Dourada, pelo Campeonato Goiano, apenas 7.525 pagantes acompanharam o empate entre Vila Nova e Goiás. Mesmo com as duas equipes ocupando as lideranças dos seus grupos na classificação do Estadual, o maior estádio de Goiania ficou praticamente vazio para a partida.

O duelo no Serra Dourada teve mando do Vila Nova e o time alvirrubro, no clássico contra o Goiás, conseguiu renda bruta de apenas R$ 109.290,00 e uma receita líquida de quase R$ 40 mil. Neste caso, a prova é de que a competição estadual não traz grande atrativo ao torcedor, já que os ingressos custaram R$ 40 a inteira e R$ 20 o meio-ingressos. Associados do Leão pagaram apenas R$ 5 para acompanhar o jogo.

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