A grande maioria das pessoas que está no estádio do Maracanã para assistir à Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 atendeu ao pedido dos organizadores e pinta as arquibancadas e cadeiras inferiores de branco.

continua após a publicidade

Os cariocas e turistas, em sua maioria acompanhados de suas famílias, vestem cores claras. Quem não está de branco, veste, na maioria, camisas amarelas com motivos brasileiros, camisas de clubes de futebol e vestimentas com o logo dos jogos. Os medalhistas pan-americanos Virna (vôlei) e Robson Caetano (atletismo), animaram o público nos intervalos das apresentações dos DJs. Música brasileira e hip hop dão o tom da festa.

A dona-de-casa carioca Maria de Fátima Rodrigues veio com seus dois filhos, Felipe, de 12 anos, e Rodrigo, de 16, todos de branco. O marido não pôde sair do trabalho. Para Maria de Fátima, que só tinha ido ao Maracanã para ver shows, esta tem tudo para ser a maior festa que o Brasil já viu.

"Estão todos muito animados. A cidade está respirando os Jogos e hoje tem tudo para ser um evento inesquecível. Vou fazer de tudo para levar meus filhos a alguns jogos também, porque é um momento histórico", relata a dona-de-casa.

continua após a publicidade

Já o casal Arthur dos Santos e Ângela Rezende, de Florianópolis (Santa Catarina), resolveu aproveitar as férias para acompanhar o RIO 2007.

"Vamos ver a ginástica, a natação e o vôlei, além da Cerimônia de Abertura. Nunca tínhamos vindo ao Rio de Janeiro, estamos aqui há dois dias e tudo é muito lindo. E essa abertura está com uma energia muito boa. O Maracanã é especial", afirma a turista.

continua após a publicidade

Com um boneco da mascote Cauê nas mãos, a catarinense era uma das que lotavam uma das lojas de souvenirs dentro do estádio.

Voluntários orientaram o público para encontrar os seus lugares da forma mais tranqüila possível.