A oitava rodada do returno do Campeonato Paranaense pode definir o primeiro rebaixado para a Divisão de Acesso de 2013. O Iraty -desde 2001 na elite do futebol estadual e campeão paranaense de 2002 – poderá confirmar seu descenso em caso de derrota para o Roma Apucarana. A partida será realizada domingo, em Irati.
Com apenas 6 pontos conquistados em 18 partidas, o Azulão não venceu nenhuma partida no Campeonato Paranaense e está 8 pontos atrás do Roma Apucarana – primeiro time fora da zona de rebaixamento. Por isso, caso perca para o time do Norte do Estado, o Iraty poderá alcançar apenas o Paranavaí, que tem 13 pontos e está na penúltima colocação na classificação.
Matematicamente, além de Iraty e Paranavaí, que estão na zona de rebaixamento, outras cinco equipes seguem com risco de cair para a Divisão de Acesso. As chances de descenso passam por Toledo, sexto colocado na classificação geral, que tem 25 pontos e precisa de mais um ponto para se livrar do risco, até o Roma, 10.º lugar e que está apenas um ponto acima da ZR.
Porém, a chance de permanência do ACP na elite do futebol paranaense deve-se à melhora da equipe no segundo turno. O Vermelhinho, que no primeiro turno teve aproveitamento pífio de 15%. Melhorou seu desempenho para 38% e poderá sair da área de risco em caso de vitória contra o Rio Branco de Paranaguá.
Além de definir o primeiro rebaixado para a Divisão de Acesso do ano que vem, a rodada do final de semana pode acirrar ainda mais a disputa pelo título do interior e por duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro. Arapongas, Cianorte, Londrina e Toledo brigam pelo posto de campeão do interior. Porém, até o final da competição, confrontos diretos entre essas equipes poderão ser decisivos para definir os classificados para a Quarta Divisão nacional.