Próxima fase do Estadual com poucos garantidos até agora

Depois de longas 13 rodadas, o Campeonato Paranaense ganha emoção na reta final da 1.ª fase. Enquanto três clubes curtem situação consolidada, os outros 13 ainda lutam nos jogos restantes pelas vagas na próxima etapa ou contra o rebaixamento ou por ambos os objetivos, em alguns casos.

Com a vitória sobre o Engenheiro Beltrão, o Iraty juntou-se a Atlético e Coritiba no seleto grupo dos assegurados na 2.ª fase. Dali para baixo, a disputa promete ser boa.

Toledo e J. Malucelli, ambos com 22 pontos, só não entram com uma complicada e muito improvável combinação de resultados. Depois vêm Paraná e Adap Galo, que apesar do empate em Maringá avançaram e podem selar a classificação já na rodada de meio de semana. O Tricolor avança com empates diante de Rio Branco e do adversário direto Engenheiro Beltrão.

O Cianorte, beneficiado pelos resultados da rodada, volta a sonhar com a 2.ª fase tem tabela mais fácil que os adversários e pode entrar no G8 já na quarta-feira. Problema a mais para Engenheiro e Londrina, hoje os mais cotados pela última vaga. Paranavaí, Cascavel e Real Brasil têm chances muito remotas de classificação.

Mesmo buscando a vaga, Paranavaí e Cianorte ainda correm risco de rebaixamento mas numa hipótese quase absurda, que incluiria derrotas em seus jogos e vitórias de Iguaçu e Rio Branco, tudo por goleada.

Cascavel e Real Brasil precisam de um pouco mais de cuidado e praticamente se livram de qualquer zebra com dois pontos. Mas tudo indica que a luta contra a degola fique entre Rio Branco e Iguaçu, empatados com nove pontos. A tabela deixa o time de União da Vitória em situação mais dramática: é o único que tem dois jogos fora de casa, e contra adversários fortes (Adap Galo e Coritiba). Se perder as duas partidas, cai para a Segundona.

Caminho do Acesso

A Divisão de Acesso parece ser o caminho sem volta da Portuguesa de Cambé. Mantendo a tradição da velha Portuguesa Londrinense, famosa por subir e descer de divisão várias vezes, o time de Cambé só escapa se ganhar os dois jogos restantes e Rio Branco e Iguaçu não vencerem nenhum. Façanha quase impossível para quem ganhou só uma vez em 13 partidas.

Atletiba na semi ou final

A rodada do final de semana praticamente assegurou que Atlético e Coritiba não se enfrentam na próxima fase. Como o Rubro-Negro já garantiu o primeiro lugar, os rivais só topariam se o Coxa ficar em quarto. Para isso, o Toledo teria que tirar seis pontos e 16 gols a menos de saldo que tem em relação ao Alviverde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo