A segunda etapa da temporada 2012 do DTM, realizada neste domingo, em Lausitzring, na Alemanha, entrou para a história da BMW. A montadora de Munique venceu a prova com Bruno Spengler depois de 20 anos ausente da categoria e, de quebra, colocou Augusto Farfus na terceira posição. O curitibano esteve perto da vitória durante toda a corrida, mas recebeu a bandeirada atrás do canadense Spengler e do britânico Gary Paffett, da Mercedes.
O resultado também é histórico para o país: foi o primeiro pódio de um brasileiro no campeonato de Turismo mais importante do mundo. Farfus esteve entre os mais rápidos durante boa parte do fim de semana. Liderou duas das quatro fases da classificação e perdeu a pole por um erro no início de sua volta rápida. Na corrida, foi ultrapassado por Paffett na largada, mas manteve um bom ritmo até o final e cruzou em terceiro.
Além do resultado, o brasileiro registrou a segunda melhor volta da prova, faltando três voltas para o final. Quanto aos outros pilotos da BMW, o alemão Martin Tomczyk foi o sétimo colocado; o norte-americano Joey Hand cruzou em 14.´ lugar; o inglês Andy Priaulx, companheiro de Farfus na equipe RBM, foi o 17.´; e o alemão Dirk Werner, o 19.´ colocado.