Divulgação
Além de atendimento médico, serão feitas apresentações de teatro para ensinar cultura e concientização ambiental.

A 14.ª edição da tradicional prova do Transparaná será realizada de 21 a 25 de janeiro de 2008, saindo de Foz do Iguaçu, passando por diversas cidades do interior e concluindo o percurso em Paranaguá, litoral do Estado. O raid é uma iniciativa do Jeep Clube de Curitiba, com supervisão da Federação Brasileira de Automobilismo.

continua após a publicidade

Além da capital, as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, União da Vitória e Paranaguá fazem parte do percurso. Durante a prova, os competidores podem apreciar lindas paisagens nas diversas estradas rurais por onde passa o Transparaná. Várias pessoas carentes que moram em pequenas comunidades de difícil acesso são beneficiadas.

Em retribuição a esses povoados que emprestam o maravilhoso cenário para a realização da prova, é que está sendo idealizado, pelo segundo ano consecutivo, o ?Transparaná Solidário?, que mais uma vez não quer deixar para trás apenas poeira, mas deixar registrado um rastro de solidariedade.

O projeto do Transparaná Solidário está sendo organizado pelo Instituto Brasil Solidário -IBS (www.brasilsolidario.org.br), com a coordenação do empresário Luís Salvatore, que há 7 anos realiza as ações sociais do Rally dos Sertões, entre outros projetos nacionais de desenvolvimento social.

Divulgação
Coordenadores do Transparaná no Parque Barigüi.
continua após a publicidade

Com patrocínio da TMC (Tarso Marques Concept), do empresário e ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques, e apoio do Jeep Clube de Curitiba, o objetivo é prestar assistência a mais de duzentas famílias, beneficiando aproximadamente mil pessoas nas proximidades de Foz do Iguaçu, Diamante D?Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Honório Serpa, Lapa e Morretes.

Este ano, o foco do projeto é levar cultura e conhecimentos sobre preservação ambiental às comunidades do interior do Paraná, com apresentações de teatro, oficinas de papel em material reciclado, entre outras. Além disso, as seis comunidades serão beneficiadas com atendimento médico preventivo e tratamento odontológico, que serão realizados gratuitamente à comunidade local por uma equipe de profissionais voluntários.

continua após a publicidade

A previsão é de que 120 pessoas recebam atendimento médico e mais 120 recebam tratamento odontológico. O comboio da solidariedade estará sempre ao lado do evento, nas cidades onde a equipe de competidores do Transparaná fará as pausas para o almoço.

Para que a meta do Transparaná Solidário seja atingida, é necessário contar com o apoio e colaboração de todos. Colaborar é fácil, encaminhar um e-mail para o endereço jvmacul@uol.com.br ou luls@brasilsolidario.org.br, informando o que pode doar ao projeto.

Para quem quiser contribuir com doações em dinheiro, é necessário fazer um depósito identificado na conta do Instituto Brasil Solidário, no Banco do Brasil, ag. 3339-1, conta corrente 5215-9. Pessoas jurídicas também podem participar e ainda ter a logomarca da empresa inserida nos cerca de 100 carros que participarão da prova, dependendo do valor da contribuição. Mais informações pelo telefone (11) 3791-0015.