O Protótipo MCR guiado por Paulo de Tarso, Tarso Marques e Juliano Moro venceu as 6 Horas de Curitiba na tarde de ontem no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, Região Metropolitanda da capital. Eles completaram 255 voltas em 6h0m25s148 e fizeram muita festa na chegada pela vitória em casa e que valeu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro de Endurance. Além de a equipe ser do Paraná, dois dos três pilotos também são paranaenses. A exceção é o gaúcho Juliano Moro.
Na segunda posição ficou o quarteto da Porsche GT3-Rs composto por Raul Boesel, Marcos Moraes Barros, Otávio Mesquita e Sérgio Magalhães. Na terceira posição, mais um Porsche, o do trio Totó Porto, Ronaldo Ferreira e Beto Giorgi.
“Mesmo com o carro rápido, havia uma preocupação com a resistência, mas felizmente o carro confirmou o que fez nos treinos. Foi uma ótima corrida”, disse Tarso Marques.
A mesma opinião também teve o segundo colocado Raul Boesel. Ele elogiou o trabalho feito pela família Marques e gostou de chegar na frente do trio de Porsches. Essa foi uma briga à parte entre os carros da marca alemã, que neste domingo comemorou 55 anos do lançamento do primeiro Porsche. No dia 8 de junho de 1948, na cidade austríaca de Günd, foi para as ruas o primeiro carro da marca que ganhou fama em todo o mundo.
“Realmente, era uma briga entre as Porsches e conseguimos chegar à frente. O segundo lugar foi positivo para todos da equipe”, disse o experiente Boesel.
Para Beto Giorgi, que guiou o Porsche terceiro clocado, o carro comprovou que pode ser competitivo em provas de longa duração.
“O GT3-RS mostrou uma regularidade excelente e isso vai nos dar condições de continuar marcando pontos nas próximas etapas”, afirmou Giorgi.
Apesar de o turbo do Porsche ter pegado fogo quase no final da corrida, o trio Negrão/Paternostro/Bonifácio ficou na vice-liderança do Brasileiro, pois eles ainda conseguiram ficar em décimo lugar na geral, sétimo lugar na Categoria 1 e marcaram quatro pontos e chegaram a 24.
O Campeonato Brasileiro de Endurance distribuiu nas 6 Horas de Curitiba vários prêmios em dinheiro. Foram R$ 5 mil para as categorias 3 e 4, sendo R$ 2.500 ao campeão de cada uma. Os vice-campeões levaram R$ 1.500 e os terceiro colocados receberam R$ 1.000. Os vencedores das categorias 1 e 2 terão direito a uma matéria com destaque na Revista Racing, uma das mais conceituadas do automobilismo brasileiro.
O Campeonato Brasileiro de Endurance é formado por cinco etapas. Além das provas de Brasília e de Curitiba, no dia 31 de agosto serão disputados os 500 Km de Interlagos, no dia 26 de outubro os 500 Km do Rio de Janeiro e no dia 7 de dezembro as 12 Horas de Tarumã.
O Campeonato Brasileiro de Endurance tem quatro categorias: Categoria 1 Sport Protótipo FIA com até 2000cc, Sport Protótipo Nacional acima de 2001cc e GT/NGT FIA, veículos com turbo compressor; Categoria 2 Turismo Especial Força Livre acima de 201cc e Pick Ups de competição acima de 2001cc; Categoria 3 Sport Protótipo nacional até 2000cc e GT até 2000cc e Categoria 4 Força Livre e até 2000cc e Pick Ups de competição até 2000cc.
As 6 Horas de Curitiba têm organização da Vicar Promoções. Os patrocínios são do Unibanco Privet Bank e da Pirelli e a supervisão da Federação Paranaense e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
