A tocha olímpica chegou nesta sexta-feira (25) ao Japão, para mais uma etapa do revezamento que terminará no dia 8 de agosto, em Pequim, na cerimônia de abertura da Olimpíada. Como nos demais países por que tem passado, o fogo desembarcou sob forte esquema de segurança, para evitar incidentes como os acontecidos em Londres, Paris e San Francisco.
No Japão, a tocha desembarcou na capital Tóquio e foi levada imediatamente, de ônibus, para Nagano, onde será realizado o revezamento no sábado. A cidade foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1998.
Os protestos pró-Tibete e contra a China, marca do revezamento internacional até o momento, também fizeram-se presentes em solo japonês. O grupo espiritual Falun Gong manifestou-se em um parque próximo à principal estação de trem de Nagano. Durante a tarde – no horário local -, bandeiras com os dizeres "Tibete livre" tremularam pelas ruas.
Os organizadores da passagem da tocha pelo Japão montaram um forte esquema de segurança, com centenas de policiais de um batalhão de choque, para conter eventuais ameaças ao percurso do anteparo pelo país. No primeiro dia do fogo em solo japonês, a polícia não precisou agir de forma incisiva. Os protestos registrados foram pacíficos.