A associação que estuda a adequação de corridas de grupo do turfe nacional, está propondo a redução de provas de grupo do turfe nacional, participando da mesma, representantes da Osaf (Bertrand), ABCPCC (Arthur), Jockey Club Brasileiro (Paulo Pires) e Jockey Club de São Paulo (Samir), ficando o Paraná e Rio Grande do Sul com um representante.
Segundo os primeiros estudos, o turfe local seria muito prejudicado, pois ficaria com apenas uma prova de grupo 1, uma de grupo 3 e nenhuma de grupo 2.
Caso os primeiros estudos sejam aprovados, o turfe brasileiro ficaria privado de 3 (G1), 11 (G2), 19 (G3) e 19 Listed, totalizando 52 provas.
Programa
Voltando ao turfe local, desejamos lembrar que a Comissão de Turfe antecipou para amanhã a formação do programa do dia 7, que marcará a abertura da temporada 2005, com destaque para o Grande Prêmio ABCPCC" – Taça Pinheiro de Ouro, grupo 3, até quando, reservada para produtos de 3 anos, com regulamento próprio. Estão credenciados os reprodutores Thignon Lafré, Parme, New Colony, Kenético, Baligh e Fahim, sendo que os produtos não credenciados poderão ser inscritos mediante pagamento de R$ 1.050,00, importância que deverá ser recolhida à Tesouraria da Associação de Criadores.
Espera-se a formação de bom programa de nove páreos que contará, além do grande prêmio, com as Provas Especiais Ubaldo Siqueira e José Luiz Franceschi, para animais produtos de 3 e mais anos, respectivamente em 1.600 e 1.100 metros.