Foto: Ciciro Back |
Se a meta é garantir a Libertadores, Atlético precisa dar um giro de 180 graus na sua trajetória. continua após a publicidade |
O planejamento atleticano para este Brasileirão é terminar entre os 4 primeiros para obter vaga à Copa Libertadores da América, competição que não disputa deste 2005, quando foi vice-campeão.
Porém, com o passar das rodadas, o clube está cada vez mais distante da zona de classificação à competição continental. Atualmente, ocupa a 15.ª posição, com fraco rendimento: 36% dos pontos disputados.
Na era Roberto Fernandes, esse índice piora e cai para 30% (10 jogos: 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas).
A próxima rodada representará 1/3 do Brasileirão já disputado e com os números que ostenta, o Atlético está muito mais perto de brigar para não cair à Segundona do que para lutar por uma vaga na Libertadores.
Para efeito de comparação, o Palmeiras que detém hoje o 4.º lugar – posição que lhe dá direito ao último posto para a Libertadores – possui aproveitamento de 58,3% dos pontos.
Briga
Nos últimos dois Brasileirões – que contaram com a participação de 20 equipes e 38 partidas no total -, somente os clubes que conseguiram aproveitamento superior a 50% é que puderam brigar nas rodadas finais por vagas à Libertadores.
Em 2006 e 2007, os times que terminaram em 4.º lugar o campeonato, tiveram rendimento de 56% e 53,5%, respectivamente. Enquanto os que finalizaram em17.º, portanto rebaixados, obtiveram, nos mesmos anos, aproveitamento de 34,2% e 38,6% dos pontos disputados.
Com base nesses dados é bom o Furacão acordar e melhorar o seu desempenho (36%), pois o clube que anunciou ao torcedor que brigaria por títulos nas quatro competições das quais participaria, está muito aquém das expectativas. Até agora, o Atlético foi eliminado na 1.ª fase da Copa do Brasil; perdeu o Campeonato Paranaense para o rival Coritiba e tem campanha fraquíssima no Brasileirão.
Aviso
A Sul-Americana começa daqui a menos de um mês e o adversário será o São Paulo, time que voltou a crescer na competição. Portanto, é preciso que o time evolua em campo para não dar mais um vexame no ano. Em 2007 o Atlético foi eliminado na 1.ª fase da competição internacional.