Criado em 2006 em Toledo, o Projeto Social Geração Olímpica de Judô deverá ser ampliado ainda em 2010 e poderá ganhar proporções nacionais. A previsão é do técnico e idealizador do projeto, Ricardo Batista dos Santos na parceria com Associação Ricardo Santos/Secretaria de Esportes e Lazer/Prefeitura de Toledo. Atualmente, o GO é desenvolvido apenas no Polo do Caic, no Jardim Boa Esperança e atende a quase 200 crianças de 5 a 12 anos de idade, oriundas do próprio bairro, que se reúnem em contra-turno escolar nas terças e quintas-feiras, com outros alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

continua após a publicidade

A meta prevista para os próximos meses é ampliar o local de treinamentos de iniciação, criar novos horários e atender a mais crianças dos bairros arredores, buscando também parcerias com a iniciativa privada para a aquisição de quimonos, visto que boa parte dos atendidos ainda não possui a roupa característica para essa prática.

Quando fala em resultados, Santos se refere a algumas revelações que GO já apresentou para o Estado como Guilherme da Rocha (campeão dos Jogos da Juventude), Keila Trazíbio (campeão Jogos da Juventude, 5.º lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil), Luana Gabriele (3.º lugar Campeonato Estadual Pré-Juvenil), Ana Laura Spindola (vice-campeã Estadual 2010), Brenda Garcia (campeã Estadual Mirim 2010), dentre outros que começam a despontar. A ideia com essa ampliação é alcançar patamares mais elevados para o judô local sem ultrapassar algumas etapas.

continua após a publicidade