Projeto do Tricolor é aprovado pelo Ministério

Antes mesmo de a bola rolar, o Paraná Clube já marcou seu primeiro gol em 2014. Na terça-feira, o Ministério dos Esportes aprovou a primeira etapa do projeto de incentivo ao esporte elaborado pelo Tricolor. Assim, o CIDAE (Centro de Iniciação, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Esporte) poderá sair do papel. Através do projeto, o clube poderá captar até R$ 1,5 milhão, através de doações (patrocínio) dedutíveis do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.

O CIDAE será totalmente custeado por verbas da Lei de Incentivo ao Esporte. Empresas de lucro real que quiserem contribuir poderão deduzir até 1% de seu imposto de renda devido. Pessoas físicas também podem contribuir, deduzindo até 6% de seu imposto. Marcius Koehler, um dos idealizadores do projeto, garante que 40% deste valor já foi captado. ‘Poderíamos iniciar o projeto imediatamente, mas devemos colocar tudo em prática a partir de abril, já com a arrecadação do valor integral’, disse.

A Fase I contemplará 980 crianças, sendo 70% delas da rede pública de ensino. ‘É um projeto social, que mais adiante poderá revelar, quem sabe, novos atletas de alto rendimento. Mas, acima de tudo, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos’, disse Koehler. O CIDAE está dividido em três etapas e, esta primeira aprovação abrange apenas a primeira fase. ‘Buscamos, primeiro, fazer do desenvolvimento esportivo uma complementação do processo de ensino, com atividades lúdicas pré-desportivas’, comentou.

A etapa inicial teria duração de um ano e o objetivo do clube é conseguir até julho a aprovação da Fase II, onde as crianças já teriam uma dedicação exclusiva a uma modalidade de sua preferência. Somente na terceira etapa é que haveria a busca pelo rendimento, voltada ao esporte de alto desempenho. ‘No total, cada criança ficaria pelo menos três anos no projeto. Com a aprovação das outras fases, poderíamos investir na capacitação de profissionais e na melhoria da estrutura que já existe no clube. Mais à frente, quem sabe, poderemos até contar com equipes de esportes olímpicos’, analisou Koehler.

‘O CIDAE será uns dos maiores projetos sociais e esportivos do Brasil vinculados ao Ministério do Esporte. Seus objetivos vão além de ações organizadas e sistematizadas para implementação, prática, ensino, estudo, pesquisa e desenvolvimento do desporto. Cidadãos e possivelmente atletas de alto rendimento serão formados através de nossos projetos’, concluiu Marcius Koehler.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna