Projeto de marketing visa resgatar orgulho paranista

?A meta é resgatar a auto-estima, o orgulho de ser paranista?. Essa é uma das missões do novo ?departamento? de marketing, gerido pelo publicitário Marcelo Romaniewicz, 38 anos. A posse oficial da nova diretoria só ocorre no próximo dia 8 de janeiro, mas o trabalho dessa turma vem de longa data, antes mesmo do convite oficial para o cargo. Romano, como é chamado no clube, comanda um time e tanto. Nada menos do que 23 voluntários, que há tempos trabalham num projeto de marketing para o Paraná Clube.

Já são oito meses de pesquisas na área, buscando embasamento e idéias sobre o que ocorre no mundo do marketing esportivo. Um trabalho amplo, de horas e horas de bate-papo, leitura e muitos sonhos a serem realizados. Sonhos que agora podem se tornar realidade. ?Tudo começou há mais de três anos, quando o Paraná estava prestes a completar quinze anos. Eu e alguns malucos, apaixonados pelo clube, imaginávamos uma grande festa. No fim, tudo ficou só na conversa, em uma viagem a Porto Alegre. Mas foi como um pontapé inicial?, lembra Romano.

A convite do então vice de marketing – Waldomiro Gayer Neto, que agora transitou para a área financeira -, Marcelo Romaniewicz chegou a participar de algumas reuniões da diretoria no ano passado, mas percebeu muita carência nessa área. Uma situação que o impulsionou a buscar uma solução estratégica: reunir muita gente para compensar a falta de dinheiro imediata. Começou um boca a boca com publicitários paranistas, aproveitando até a empolgação de todos em torno da Libertadores da América. ?Só que mais uma vez, tudo ia ficando só no papo. Até que essas pessoas me deram uma prensa: quando isso vai ser posto em prática??, recordou Marcelo.

Intimado, o publicitário – que há nove anos atua na Master, uma das mais conceituadas empresas do ramo – comandou a primeira reunião desse ?grupo de apoio? em maio deste ano. ?Não tínhamos idéia de assumir um cargo no clube. Mas o convite aconteceu em novembro e decidimos assumir esse desafio. É claro, agora, estou tomando conhecimento da realidade do Paraná no seu íntimo. Temos que analisar a viabilidade da aplicação de cada ponto deste projeto?, comentou Romano. ?Esse trabalho seria como um enxoval. Uma base de tudo o que achamos necessário para o clube se estruturar na área de marketing?, explicou.

Carro-chefe

Marcelo Romaniewicz não deu sequer pistas sobre as campanhas que virão pela frente. Disse apenas ter um projeto inicial a ser aplicado ao longo de toda a temporada 2008. Os 23 ?voluntários? atuam em quatro núcleos distintos (web, criação, planejamento e comercialização). Cada passo a ser introduzido, se auto-sustentará. Como não poderia deixar de ser, o futebol é o foco principal para essas ações. ?E foi o que mais nos atraiu na pesquisa. Entender como clubes europeus, sem muita expressão, mobilizam uma sociedade e têm estádio cheio em todos os seus jogos?, comentou o publicitário.

Romano usa como exemplo um trabalho feito pelo Barcelona, que chegou a oito fatores, considerados chave para o sucesso do clube nos próximos dez anos. ?Desses, o marketing pode ajudar em cinco?, comentou. A meta é lançar novos ?itens? para o torcedor a cada quinze, vinte dias. ?Assim, também criamos uma expectativa para a galera?, lembrou. A idéia do grupo é mexer com o orgulho dos paranistas, do torcedor ao sócio, valorizando a marca Paraná Clube.

?E, para isso, vamos precisar muito do nosso torcedor. É necessário o envolvimento de todos para fazer o clube cada vez melhor?, disse Romano. Na sua visão, há ingredientes para se criar uma química bacana entre clube e torcida. ?Seria como um misto daquele orgulho que vimos nos jogos da Libertadores com a vontade de voltar à elite, fator que mudou o comportamento de muitas torcidas, como a do Grêmio?, lembrou. Romano sabe, no entanto, que o sucesso do projeto passa por um aspecto fundamental: ?Precisamos de um time competitivo!?.

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