A preparação do Paraná Clube para a temporada 2003 será desenvolvida em duas fases. O objetivo é aproveitar duas semanas de dezembro para desenvolver todas as avaliações físicas e exames clínicos. A etapa final de preparação para a disputa do campeonato paranaense -com início previsto para dia 25 de janeiro – deverá ser realizada fora de Curitiba, atendendo pedido da comissão técnica. A pré-temporada começa no dia 3 de janeiro, após o segundo período de férias (entre 22 de dezembro e 2 de janeiro).
Caio Júnior e Omar Feitosa terão nas mãos um grupo jovem e que ainda sofrerá ajustes. A comissão técnica terá, inicialmente, 27 jogadores à sua disposição. Não estão nesta lista o goleiro Marcos, que tem seu contrato se encerrando e já confirmou o desejo de “mudar de ares”, o volante Fernando Miguel e o meia Lúcio Flávio, emprestados a Cruzeiro e Coritiba, respectivamente. Neste “novo” elenco, destaque para atletas formados nas categorias de base e que deram resposta positiva em momentos decisivos do Brasileirão, como o zagueiro Fernando e o meia Wiliam.
A filosofia do clube fica bem definida a partir deste momento. A meta é trabalhar com atletas que tenham vínculo com o clube – ou formados nas cetegorias de base ou que possam dar lucro em futuras transações – e dos 27 atletas previamente relacionados, 21 têm origens no próprio Tricolor. Além de Fernando e Wiliam, outros sete jogadores dos juniores vão integrar o elenco principal (Waldir e Dennys já tinham esta condição) e alguns estarão sendo avaliados por Caio Júnior. O Tricolor tem hoje carência de laterais e meias de criação e já busca reforços. Caio Júnior já avisou, porém, que o clube deve agir com cautela para minimizar erros. “Vamos precisar de um pouco mais de experiência, mas desde que com qualidade”, analisou. A juventude tricolor, no momento, tem apenas cinco atletas mais “rodados”. Neneca, Roberto, Ageu, Sidnei e Maurílio dão o toque de experiência ao Paraná Clube.