Normalmente, destacados profissionais que iniciam no turfe local, isto desde o tempo do Guabirotuba, treinadores e jóqueis,brilharam e ainda brilham no turfe brasileiro. Agora mais três deixarão o Tarumã, seguindo o caminho de Jair Jesus, mais para atuarem na Inglaterra, sendo Edgar Araújo e Cristiano Martins, para exercerem as atividades de cotejador, com perspectiva atuarem mais tarde como jóqueis. O treinador Mário Aparecido dos Santos, que completa o trio, a fim de trabalhar como cotejador e, para tanto, está fazendo rigoroso regime e já perdeu muitos quilos.
O turfe paranaense, sem dúvida, é um grande formador de profissionais, muitos brilhando como jóqueis e treinadores, na Gávea e Cidade Jardim. Atualmente, até aprendizes do Tarumã com poucas vitórias se transferiram para São Paulo, e já estão vencendo com muita freqüência.
É um aspecto que historicamente evidencia o turfe local como grande formador de profissionais, mas antigamente havia maior reconhecimento dos dirigentes das duas entidades do Rio e São Paulo.