Principal clássico do futebol paranaense, o primeiro Atletiba da temporada de 2017 válido pela quinta rodada do Campeonato Paranaense, que acontece na Arena da Baixada, neste domingo (19), às 17h, trará características bem peculiares do que aquelas já vistas em outros embates entre os dois clubes. Nas arquibancadas, deve sobrar provocações entre atleticanos e alviverdes e, em campo, o Coxa, apesar de jogar fora de casa, entrará com uma responsabilidade maior diante da equipe alternativa e recheada de garotos do Furacão.
Com o esquema de segurança definido pelos organismos responsáveis (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal), a tendência é de que o primeiro Atletiba de 2017 seja marcado pela paz entre as torcidas. Será o primeiro jogo entre os dois clubes depois da tragédia envolvendo a delegação da Chapecoense, em novembro de 2016. Dias depois, um evento uniu as torcidas do trio de ferro da capital em uma homenagem realizada no Couto Pereira e que ficou marcada para sempre na história do futebol paranaense.
Por isso, a rivalidade deve ficar apenas dentro de campo e nas provocações sadias que o principal clássico do futebol paranaense traz. Nas redes sociais, torcedores atleticanos e coxas-brancas prometem fazer da Arena da Baixada um verdadeiro festival de máscaras, cada um com suas razões para ironizar no Atletiba situações que ficaram marcadas dos seus rivais.
Do lado atleticano, um arquivo com a máscara do meia Ronaldinho Gaúcho está circulando nas redes sociais. A torcida do Furacão está se mobilizando e promete entrar na Arena da Baixada com a imagem do R10 para tirar sarro do rival por conta da resposta negativa do jogador à proposta feita pelo Verdão. A torcida coxa-branca promete corresponder a altura.
Os torcedores do Coritiba deverão entrar no estádio com máscaras do Senhor Barriga, tradicional personagem do Chaves que é marcado por cobrar o aluguel atrasado do Seu Madruga. Isso por conta dos empréstimos obtidos pelo Atlético para reformar e ampliar a Arena da Baixada. Esse então deve ser um atrativo a mais para o primeiro clássico Atletiba de 2017. Provocações sadias, sem violência e que devem marcar o embate entre os dois maiores times do Estado.
No campo
Dentro das quatro linhas, o Atletiba deste domingo, na Arena da Baixada, pode valer a retomada da liderança para o Coritiba, em caso de vitória e o ingresso do Furacão no G8 do Estadual depois de três jogos disputados e apenas dois pontos conquistados. O técnico Paulo Autuori já avisou que a competição regional, neste momento, não é a prioridade do clube e, por isso, mais uma vez o time alternativo rubro-negro deverá ser usado, mesmo tendo pela frente seu maior rival.
Enquanto o Atlético vai buscar sua primeira vitória no Campeonato Paranaense, o Coritiba, que vem de dois resultados positivos e ocupa a 5ª posição na classificação, ainda busca encontrar seu melhor futebol. O time alviverde, depois de cinco partidas oficiais disputadas em 2017, ainda não convenceu e considera o clássico contra seu maior rival, fora de casa, a melhor oportunidade para adquirir mais confiança e tentar voltar ao topo da tabela do Estadual.