A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na última segunda-feira (14) o calendário do futebol brasileiro de 2017, que terá algumas novidades, principlmente na Copa do Brasil. Por conta da mudança da Libertadores, que a partir do ano que vem será disputada entre 1º de fevereiro e 29 de novembro, o segundo maior torneio nacional acabará em outubro, com as finais sendo realizadas nos dias 7 de setembro e 12 de outubro.

continua após a publicidade

Ao contrário do que aconteceu nas últimas temporadas, os clubes que disputarem a Copa Sul-Americana, que acontece de 5 de abril até 13 de dezembro, poderão ir até o fim nos dois torneios.

Porém, a maior novidade da Copa do Brasil está nas duas primeiras fases. Se até então o time que jogava o primeiro jogo fora de casa podia eliminar a volta caso vencesse por no mínimo dois gols de diferença, agora de fato terá que buscar a vaga como visitante. As duas primeiras fases serão realizadas em partida única, também com o objetivo de diminuir o calendário, com a CBF ainda a definir o critério do mando de campo.

Em relação aos estaduais, os campeonatos continuarão com 18 datas, mas com uma semana a mais de duração, com a grande final acontecendo no dia 7 de maio. Com isso, a Série A do Campeonato Brasileiro começará no dia 14 de maio e a Série B um dia antes.

continua após a publicidade

Outra mudança importância está em relação aos jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Em setembro e o outubro o Brasileirão será interrompido três dias antes do primeiro jogo do Brasil e volta apenas quatro dias depois do segundo jogo, apesar de a Copa do Brasil ter as finais dois dias depois da última partida.

Primeira Liga

Mas o que chamou bastante é o fato de a CBF ignorar a Primeira Liga, assim como ocorreu em 2016. No ofício divulgado pela entidade máxima do futebol brasileiro, está previsto datas para a Copa Nordeste e a Copa Verde, que ainda serão divulgadas, enquanto a Primeira Liga sequer foi mencionada, fazendo com que o torneio mais uma vez tenha caráter amistoso perante a Confederação.

continua após a publicidade

Confira aqui como será o calendário brasileiro em 2017.