Pressionado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro e ainda indignado com os erros de arbitragem contra o São Paulo, o Corinthians encara o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, em Belo Horizonte, atrás da primeira vitória fora de casa sob o comando de Jair Ventura. E, claro, de pontos que possam lhe trazer tranquilidade.

continua após a publicidade

Nesta temporada, o time tem péssimo retrospecto quando atua longe de seus domínios. A equipe só venceu o Paraná (4 a 0) e o Vasco (4 a 1) como visitante, ambos no primeiro turno do Brasileirão. Com o atual treinador foram seis jogos no campo do adversário, com quatro derrotas e dois empates. Não é à toa que a equipe ocupa a 13.ª colocação na tabela, com 40 pontos, a apenas três do grupo da degola.

continua após a publicidade

O zagueiro Henrique admitiu que o elenco precisa evoluir, especialmente nas partidas como visitante. No entanto, vê a arbitragem como principal responsável para o Corinthians estar nesta situação (ruim) no torneio. “Buscando o erro zero. Sabemos que precisamos evoluir. Mas antes tem muitas coisas que aconteceram que não dependeram só da gente. Foram 11 pontos mais ou menos que acabaram escapando dessa maneira. Estamos tentando fazer a nossa parte. Agora temos de pensar na gente, em fazer um grande jogo e sair com os três pontos de Minas”, disse nesta terça-feira o beque corintiano.

continua após a publicidade

Os erros em questão são referentes a seis jogos em que o clube considera ter sido prejudicado pelos árbitros. De acordo com as contas do zagueiro, o Corinthians deixou de somar dois pontos contra São Paulo, Vitória, América-MG, Internacional e Ceará, partidas que o time alvinegro empatou, mas poderia ter ganho. Também havia a possibilidade de ter empatado com o Botafogo, pois o juiz não deu um pênalti em cima de Roger – acabou perdendo por 1 a 0, no tropeço mais recente jogando na casa do adversário.

“Foram jogos em que a gente podia ter somado três pontos. Até mesmo um ponto pelo empate. Tem coisas que acontecem. São coisas que afetam. A gente poderia estar buscando a parte de cima da tabela”, diz.

Se o Corinthians conseguisse reaver esses pontos, teria 51 na classificação e estaria em sexto lugar, dentro do grupo da Libertadores, com quatro de vantagem sobre o Atlético-MG, que cairia para sétimo, e sete atrás do São Paulo, o atual quinto colocado da competição.

Mas como não está, e a realidade é outra, Jair precisa fazer esse time jogar. Um bom desempenho nos cinco jogos que restam no torneio pode garantir, além da permanência na primeira divisão, a continuidade do treinador na próxima temporada. Para o duelo com o Cruzeiro, ele deve fazer apenas duas alterações em relação ao time que empatou com o São Paulo por 1 a 1 no último sábado.

O lateral-esquerdo Carlos Augusto foi convocado para a seleção brasileira sub-20 e deixará a vaga para Danilo Avelar. O volante Ángelo Araos terá de cumprir suspensão por ter sido expulso no clássico de Itaquera e será substituído por Douglas.

Será o primeiro reencontro entre as equipes após a decisão da Copa do Brasil. O Corinthians perdeu os dois jogos – 1 a 0, fora, e 2 a 1, em casa. No ano, será o quinto confronto. A equipe alvinegra venceu a partida do primeiro turno por 2 a 0, com dois gols do paraguaio Romero. Também houve dois amistosos. Em um, o Corinthians ganhou por 2 a 0 e, no outro, empatou por 2 a 2.