São Paulo – Tevez e a Rede Globo transformaram o Corinthians para o jogo decisivo desta quarta-feira, às 21h45, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, contra o River Plate. Valeu a pressão do argentino e da emissora. Serão os titulares que lutarão pela classificação na Copa Sul-Americana, ao contrário do que aconteceu no Morumbi, quando jogou com time reserva e só empatou por 0 a 0. Melhor para Antônio Lopes, que fará a sua estréia como treinador corintiano.
?Essa partida vale muito para mim. Será a primeira vez que enfrentarei o meu velho rival vestindo a camisa do Corinthians. E tem de ser ao lado do time titular?, disse, empolgadíssimo, Tevez. Ele ganhou até autorização para viajar na segunda-feira, um dia antes do elenco que foi ontem à Argentina.
A postura da principal estrela, que chegou a falar com a diretoria, pesou. Tanto quanto a pressão da Globo, manifestada pela revoltada voz de Galvão Bueno. A reclamação era contra o uso de reservas. O plano do ex-técnico Márcio Bittencourt de poupar os jogadores para o Brasileiro custou importantes pontos no Ibope para a principal emissora do País.
Os gritos do narrador influenciaram demais a escalação do time. Tanto o presidente Alberto Dualib quanto o presidente da MSI, Kia Joorabchian, que não se falam, não querem ter a Globo como inimiga. Para não dar publicamente o braço a torcer alegam que o time titular entrará em campo por causa da premiação da competição. Nilmar está fora, não foi inscrito a tempo. Carlos Alberto deve ser improvisado na frente.
River
O River Plate está em crise. No Torneio Apertura, o time acumula três derrotas consecutivas, está a sete pontos do líder Boca Juniors e soma quatro jogos sem marcar um gol. Domingo, perdeu para o Estudiantes, por 1 a 0, fora de casa. Diante das críticas de mais uma derrota, o técnico Reinaldo Merlo mudou logo o foco para a partida de hoje.
Agora, continuar no torneio sul-americano virou questão de honra, é o único em que o River tem alguma chance nesta temporada. Gallardo deve voltar ao time, já recuperado de uma inflamação do adutor da perna esquerda. Ele não jogou domingo. Merlo cortou quatro jogadores do elenco: Víctor Zapata, Diego Galván, Gabriel Loeschbor e Federico Domínguez.
Ficha técnica
River Plate – Lux; Alvarez, Talamonti, Fernández e Mareque; Patiño, San Martín, Santana e Gallardo; Farias e Oberman. Técnico: Reinaldo Merlo. Corinthians – Fábio Costa; Eduardo (Coelho), Betão, Marinho e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Bruno Octávio (Wendel), Hugo e Roger; Tevez e Carlos Alberto. Técnico: Antônio Lopes. Árbitro: Carlos Chandía (CHI). Local: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG). Horário: 21h45.