Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou ontem com a má fase do time do Corinthians, do qual é torcedor fanático. Ao receber no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente do clube paulista, Alberto Dualib, Lula comentou que há tempo não recebe em audiência um time corintiano vencedor.

continua após a publicidade

?Antigamente, o Corinthians vinha aqui para trazer faixa de campeão, agora faz tempo que não recebo uma?, disse Lula, segundo fotógrafos que acompanharam parte do encontro, no qual o presidente posou com uma bandeira corintiana. Renato Duprat, representante da MSI, também participou da audiência.

Em dezembro de 2005, Lula recebeu da equipe corintiana, campeã do Campeonato Brasileiro daquele ano, uma faixa alusiva ao título e também levantou o troféu. Defendendo o Corinthians na época, o atacante argentino Carlitos Tevez ainda presenteou o presidente com uma camisa.

Naquela ocasião, Dualib aproveitou para alfinetar Lula. O cartola disse ao presidente da República que sempre o Corinthians é usado politicamente pelo governo em tempos de sufoco. Ontem, porém, foi a vez de Lula dar o troco, ao observar que o time não venceu nenhum campeonato na temporada 2006.

Novo estádio

continua após a publicidade

A comitiva corintiana pediu a Lula crédito para a construção de um estádio em São Paulo, em local ainda não escolhido. O projeto, para três anos, foi orçado em R$ 500 milhões.

?Pedimos a ele para que nos consiga os R$ 500 milhões, num banco disposto a nos ajudar, como o BNDES para o pagamento em 15 anos?, revelou o representante da MSI, Renato Duprat.

continua após a publicidade

?A nossa intenção é a de fazer um estádio moderno, de 70 mil lugares, com 15 mil cadeiras e 400 camarotes?, completou Duprat.

Tanto o representante da MSI como Dualib negaram ter pedido cotas em dinheiro ao governo federal.

Equipe tenta renascer

São Paulo – Ainda lamentando o empate por 1 a 1 com o modesto Pirambu, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Corinthians volta a concentrar as suas atenções na disputa do Paulistão. Vindo de duas derrotas consecutivas (para São Paulo e Paulista), a equipe ocupa apenas a nona colocação na tabela e espera aproveitar o ?fator casa? na partida de hoje, contra o Rio Branco, às 18h10, no Pacaembu, para se recuperar na competição.

Se não fosse pelo momento conturbado da equipe, este confronto poderia ser encarado com certa tranqüilidade pelos corintianos. Isso porque o time do interior paulista faz campanha muito fraca no campeonato; em nove partidas disputadas, o Tigre venceu apenas duas e perdeu as outras sete, ocupando assim a 17.ª colocação na tabela.

Para piorar as coisas, o técnico Emerson Leão terá diversos problemas para escalar a equipe. Magrão e Roger cumprem suspensão e o zagueiro Marinho ainda se recupera de uma lesão no olho. Além deles, Rosinei e Élton, que seriam as outras opções para o meio-campo, também estão contundidos. O mesmo acontece com o lateral Eduardo, que, apesar de recuperado, ainda não tem condições de jogo.

Cartola banca Leão

Alberto Dualib descartou demitir o técnico Emerson Leão, apesar dos recentes maus resultados do Corinthians.

O dirigente argumentou que, em ocasiões passadas, o clube só perdeu com sucessivas trocas de treinadores.

?Ele (Leão) tem contrato de dois anos, e vai cumprir esse período?, afirmou Dualib. ?Não é porque tem um problema e outro que vamos mudar de técnico.?

No momento em que estava no gabinete do terceiro andar do Planalto, Dualib telefonou para Leão e passou a ligação para Lula. O presidente teria elogiado e incentivado o trabalho do treinador.

?O presidente Lula é tão carismático que vou convidá-lo a dar uma palestra para o time do Corinthians deslanchar e ganhar campeonatos?, disse Dualib.