Foto: Walter Alves/O Estado

Gionédis toma drible do
lateral Andrezinho.

continua após a publicidade

?Vocês tiram essas fotos e depois colocam na capa da Tribuna.? Queria o quê, presidente Giovani Gionédis? Num dos treinos mais animados dos últimos tempos, o comandante do Coritiba tomou drible do lateral Andrezinho, serviu de barreira para cobranças de falta, cochichou ao pé do ouvido do técnico Paulo Bonamigo e cumprimentou efusivamente todos os jogadores. Se depender da animação do dirigente, ameaçado de impeachment pelo conselho deliberativo, o Alviverde já está na primeira divisão no ano que vem.

?O presidente é uma pessoa extrovertida, uma pessoa que sempre está nos dando apoio, sempre está brincando com a gente nos treinamentos e isso passa uma segurança muito grande para os jogadores?, aponta o zagueirão, que passou fácil pelo ?marcador? Gigi.

De acordo com o defensor, mesmo com a situação complicada na competição, o presidente tranqüiliza o ambiente. ?Ele sempre mostra esse entusiasmo e isso passa uma segurança para, nos jogos, a gente jogar com tranqüilidade?, destaca.

Time

No trabalho sério, propriamente dito, o técnico Paulo Bonamigo realizou apenas um treino de posicionamento e cobranças de faltas ensaiadas. Hoje pela manhã, será feito o último trabalho antes da partida de amanhã contra o Atlético-MG, quando Bona praticamente confirma a equipe. Caso não aconteça nenhum imprevisto, o treinador promoverá as voltas dos laterais Andrezinho e Ricardinho e do volante Paulo Miranda, que cumpriram suspensão automática.

continua após a publicidade

O restante será o mesmo que venceu o Paysandu por 3 a 1, terça-feira, em Belém.

Keirrison só em 2007

continua após a publicidade

A possibilidade do atacante Keirrison voltar a jogar contra o Gama, na semana que vem, morreu na casca. Depois do técnico Paulo Bonamigo anunciar a boa nova e já fazer planos para o ?reforço? inesperado na reta final da Série B, o departamento médico tratou logo de vetar o uso do craque. Ontem, o coordenador-médico do Coritiba, Lúcio Ernlund, foi até o Couto Pereira conversar com o treinador e esclarecer o assunto. De acordo com ele, a previsão inicial está mantida e o atleta só volta a vestir a camisa alviverde no ano que vem.

?O Keirrison está vindo de sete meses de cirurgia e ele está em condições de iniciar um treino com bola e, obviamente, não há tempo hábil para ele jogar contra o Gama. A nossa previsão é de que ele estará liberado para o Campeonato Paranaense?, decreta Ernlund. Para o médico, houve precipitação na divulgação de que Keirrison poderia atuar já na próxima semana. ?Um problema médico é uma informação médica e qualquer outra pessoa não tem conhecimento para falar de assuntos médicos?, aponta.

Segundo Ernlund, o DM coxa também queria poder colocar o jogador à disposição da comissão técnica, mas isso não será possível. ?Como médico, com a experiência que tenho, não posso liberar um atleta para participar de uma atividade profissional depois de sete meses parado?, justifica. O médico até comparou o atacante com um urso depois da hibernação. ?É um jogador de copa do mundo para o clube e é um risco para a vida do atleta, para a carreira e para o próprio esquema tático do treinador?, explica.

Já Bonamigo disse que houve um desencontro de informações. ?Me passaram uma coisa…?, lamenta. Logo após o treino, o coordenador-médico e o treinador conversaram e acertaram os ponteiros. ?Estou muito feliz de estar aqui e ver tanto o Vinícius (que também está em processo de recuperação) quanto o Keirrison, depois de uma cirurgia de ligamentos cruzados de joelho, cirurgia enorme, grande, com recuperação demorada e ver os dois treinando e bem, mas não para jogar?, finaliza o médico.

No caso de Keirrison, ele ainda foi submetido, no final de setembro, a uma artroscopia no mesmo joelho para uma raspagem no menisco, também já recuperada.